14/10/2008 11h28 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Juventude Cidadã ganha cursos em Conceição da Barra

Duzentos jovens do município de Conceição da Barra, compreendendo a Sede e do Distrito de Braço do Rio estão inseridos em um projeto promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Trata-se do Projeto Juventude Cidadã. A abertura aconteceu no dia 22 de setembro, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Vila dos Pescadores.

Ao todo são sete cursos que estão sendo ministrados na própria UAB de gestão pública e terceiro setor, administração, elétrica, metal mecânica, turismo, vestuário e pesca; e outros em Braço do Rio que são elétrica e metal mecânica.

São cursos de qualificação para jovens de 18 a 24 anos em situação de risco social, visando a inserção no mercado de trabalho.

Os jovens receberão 100 horas de formação e cidadania, 200 horas de qualificação profissional, 125 horas de trabalho voluntário em empresas ou Associações, e 75 horas de inserção no mercado de trabalho. Ao todo serão 500 horas distribuídas em cinco meses. Os alunos receberão a cada mês de trabalho voluntário uma bolsa de R$ 120,00 para apoio ao transporte e lanche, repassados diretamente a eles via conta bancária específica.

O recurso é do Ministério do Trabalho e Emprego, com contrapartida da Prefeitura de Conceição da Barras, e está sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as Secretarias Municipal de Educação e Ação Social, e a Casa do Cidadão.

“O objetivo é proporcionar aos jovens noções de empreendedorismo, associativismo, cidadania, além da qualificação profissional, estimulando-os a desenvolverem uma visão ampliada das potencialidades existentes em nosso município, que são muitas. Desta forma, construirão seu próprio negócio ou um caminho profissional, fortalecido pelo aprendizado”, explicou a secretaria Christine Reuter.

Afirmou ainda que a Secretaria de Desenvolvimento tem como meta buscar mais recursos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para ampliar o programa no município. “O desafio é conseguir efetuar parcerias com as empresas e Associações para ao trabalho voluntário e a inserção do jovem no mercado de trabalho. Contamos com a consciência e a cidadania dos nossos empresários locais”, explicou a secretária.