24/08/2009 13h34 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Mais de 700 famílias de Braço do Rio estão recebendo assistência da Prefeitura de Conceição da Barra

Até a tarde desta segunda-feira, a Comissão Municipal de Defesa Civil havia contabilizado um total de 720 famílias atingidas pela chuva de granizo ocorrida em Braço do Rio, na tarde de sexta-feira (21/08).

Os moradores estão sendo assistidos com telhas, cestas básicas, roupas, colchões, entre outros donativos, providos pela Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, Defesa Civil e doadores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rural e Pesca, Mervaldo Faria de Oliveira, até esta terça-feira será concluído o mapeamento das áreas castigadas. Com este documento, será possível avaliar os danos e atender aos moradores dentro das necessidades de cada imóvel atingido. “Temos 14 equipes de vistoria domiciliar, que estão contabilizando todas as necessidades dos moradores afetados. Vale ressaltar que serão reconstruídos os imóveis onde for registrada perda de no mínimo 30%”, disse o secretário.

Os bairros Santa Rita, Pinheiro, São Jorge e Bela Vista são os mais críticos. Também foram registrados prejuízos no assentamento Jundiá e algumas áreas rurais de Conceição da Barra. “Pelo menos duas mil pessoas sofreram com as chuvas. Até o final da tarde desta segunda-feira, 18 famílias ainda estavam nos abrigos do município. Outros desabrigados foram encaminhados para casas de familiares ou retornaram para os lares após serem feitos os reparos”.

Os donativos da PMCB e de voluntários chegam a todo o momento e podem ser entregues nos abrigos. Em Braço do Rio, os postos de entrega estão concentrados no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Na Cobraice, escola Maria Carelli.