21/11/2014 07h44 - Atualizado em 31/08/2018 09h34

Mais de cinquenta casais participam de casamento coletivo neste sábado, em Braço do Rio

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Conceição da Barra e a Câmara Municipal, realiza neste sábado (22) a união de mais de 50 casais do distrito de Braço do Rio. O casamento coletivo, o primeiro já realizado no município, acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Bairro Campo Verde II, a partir das 9 horas.

De acordo com a defensora pública, Marilene Maciel, a ideia do casamento coletivo surgiu durante uma edição da Defensoria Itinerante, realizada em Braço do Rio. Na ocasião, diversos casais mostraram interesse em formalizar a união, como Alberto Henrique Santos e Rosenilda da Silva. Eles estão juntos há 32 anos, mas nunca formalizaram a união estável. “Nos conhecemos na Bahia e depois viemos morar no Espírito Santo, onde tivemos nossos dois filhos e depois vieram os três netos. Graças ao projeto vamos poder casar”, contou Alberto.

Outro casal que também está animado com o casamento coletivo é Antonio de Jesus, 56, e Maristela dos Santos, 45. Eles se conheceram em 1981 e, depois de muitas idas e vindas, decidiram selar a união. “Temos tantas histórias juntos, que estou escrevendo um livro e a Defensoria Pública está nos ajudando a realizar este sonho”, afirma o noivo.

A defensora pública, Marilene Maciel, explica que antes da cerimônia, os casais receberão orientações jurídicas sobre os direitos e deveres de cada um no casamento. Essas palestras acontecem na quinta (20) e na sexta (21), a partir das 19 horas. “Uma das atribuições da Defensoria Pública é promover a educação em direitos, para que o cidadão tenha consciência do seu papel nas relações sociais, seja com seu cônjuge ou com a comunidade em geral”, orienta a Marilene.

Esta é a segunda vez que a Defensoria Pública realiza uma cerimônia de casamento coletivo. A primeira aconteceu em Vila Velha, quando 40 casais participaram de um curso de noivos e também do casamento coletivo, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, na Escola Paulo César Vinha, em Terra Vermelha.

Para o prefeito Jorge Donati, “ao oficializar a união de tantos casais, o Município e a Defensoria Pública cumprem juntos o dever maior do Poder Público: a promoção da cidadania”. A responsabilidade de colaborar com a realização do primeiro casamento coletivo da história do município “é uma ação de grande impacto social que garante direitos e também contribui para elevar a auto-estima das pessoas”, complementa o prefeito.

Com o objetivo de transformar a cerimônia coletiva num momento memorável para cada casal, a Administração Municipal sugeriu e a celebração será conduzida pelo Pastor Jorge Daniel de Assis, ex-Secretário Municipal de Assistência Social e atual Gestor de Habitação do Município. Após a cerimônia formal, a Prefeitura também oferecerá um café da manhã para os noivos e padrinhos.

SAIBA MAIS
O casamento coletivo acontece por meio da Defensoria Itinerante, projeto da Defensoria Pública que leva acesso à justiça para todo Estado, em um ônibus equipado para receber o cidadão. O atendimento acontece nas regiões mais carentes da Grande Vitória e também do interior do Estado, para prestar orientação jurídica à parcela da população que não tem condições de se deslocar até uma unidade de atendimento da Defensoria. Em quatro anos, o projeto beneficiou mais de 30 mil pessoas.