12/05/2008 11h52 - Atualizado em 31/08/2018 09h47

Maria Fumaça, lembrança no casamento de Dona Morena

Ela tinha 10 anos quando a mãe biológica Amélia de Mello Costa deixou a cidade de Alcobaça, na Bahia e a entregou para uma família criar. Aos 14 anos, depois de várias tentativas em saber onde se encontrava a mãe, eis que Emília de Mello da Silva, hoje conhecida como Dona Morena, já com 14 anos descobriu que a mãe estava morando em Conceição da Barra e não perdeu tempo, veio ao encontro dela.

Esse é apenas o começo de uma história de décadas que vive em Conceição da Barra Dona Morena que conhece muito bem o passado e presente do município. Lúcida e aos 93 anos de idade, ela se recorda que viajou na locomotiva Maria Fumaça do centro para a serraria Pai João onde aconteceu o seu casamento, na casa da mãe, em 1933.

“Quando cheguei da Bahia morava com minha mãe aqui no centro, mas ela passou a morar perto da serraria Pai João onde a locomotiva pegava madeira que era transportada nos navios para o Rio de Janeiro. No dia do meu casamento vim limpar a casa e fui de locomotiva para onde seria feito o casamento, na casa da minha mãe”, lembra.

Dona Morena disse que foi para a casa da mãe vestida normalmente, mas, mais tarde a locomotiva levou os convidados em duas pranchas para participar da cerimônia e da festa que só terminou por volta das 22 horas. “Casamo-nos por volta das 17 horas e a festa foi até as 22 horas já que a locomotiva tinha que trazer os convidados porque naquele tempo neste horário a energia era cortada.

“Naquela época não havia padre na cidade e quem tinha dinheiro mandava buscar o padre que vinha a cavalo. No meu caso o casamento foi só no civil”, conta Dona Morena que, depois do casamento passou a morar em uma casa na Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Apesar de ter casado aos 18 anos com José Nunes da Silva, em 1933, Dona Morena não teve filhos, mas criou duas sobrinhas, Maria das Graças e Maria Amélia.

“Tenho saudades da locomotiva e queria ter a oportunidade de voltar a vê-la. Sei que o prefeito restaurou a máquina, mas não tive a oportunidade de ir vê-la de perto”, conta Dona Morena que completa: “conheço a família do prefeito e sei que ele está fazendo um excelente trabalho na administração...ele é uma pessoa boa; falo isso porque o conheço muito bem.

Na última segunda-feira o sonho de Dona Morena foi realizado pelo prefeito. Ela teve a oportunidade de rever a nova Maria Fumaça em companhia do prefeito. E não escondeu a emoção. “Estou muito feliz e rezo todas as noites para que o prefeito tenha muito sucesso na sua vida. Ele é incrível e está sabendo administrar bem o nosso município”, lembrou, no momento que recebia um buquê de rosas enviado pelo prefeito à sua casa, à tarde. A visita à locomotiva ocorreu pela parte da manhã.