28/05/2017 07h19 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Médicos intercambistas são homenageados pela prefeitura de Conceição da Barra

Uma emocionante solenidade marcou a homenagem aos médicos intercambistas Eduardo Florencio Arencibia Santana e Ernesto Gonzalez Pena, realizada pela Prefeitura de Conceição da Barra, na última sexta-feira (26/05). Os profissionais prestaram relevantes serviços às comunidades de Santana e Sayonara, através do Programa Mais Médicos, e retornarão a Cuba logo no início do mês de junho.

Além do reconhecimento das autoridades presentes, entre elas, o Prefeito Francisco Vervloet; a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Daher; o Coordenador das Unidades de Saúde, Júlio César Baldotto; a Presidente da Câmara de Vereadores, Mirtes Eugênia Figueiredo; e o Deputado Gildevan Fernandes, os médicos assistiram a depoimentos emocionados da população.

Moradores de todas as idades foram unânimes em reconhecer as qualidades dos médicos Eduardo Santana e Ernesto Pena. Pelo comprometimento, humildade, solidariedade e profissionalismo no atendimento das comunidades de Santana e Sayonara, os profissionais receberam um Diploma de Reconhecimento da Administração Pública Municipal.

Embora gratos e claramente emocionados pela homenagem carinhosa, os médicos afirmaram não ter feito nada além daquilo que se espera de um profissional da área de saúde. Humildes, também disseram que levarão as experiências vividas em Conceição da Barra para sempre em suas memórias.

CONVÊNIO

O Programa Mais Médicos (PMM) é composto por um conjunto de medidas que visam melhoras no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele prevê a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. A chegada dos médicos cubanos para atuar no programa se deu por meio de um convênio intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O Mais Médicos alcançou 72,8% dos municípios brasileiros, beneficiando 63 milhões de pessoas. O programa inclui investimentos em infraestrutura e na formação profissional. Até o final de 2017, a previsão é que sejam criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica.