30/08/2010 11h33 - Atualizado em 31/08/2018 09h54

Ministro da Pesca e Aquicultura inaugura Telecentros e Câmaras Frigoríficas e anuncia melhorias no setor pesqueiro do município

O Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, esteve em Conceição da Barra na última sexta-feira (27), para a entrega de computadores e demais equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades do projeto Telecentro da Pesca de Itaúnas e do Telecentro da Pesca Maré de Conceição da Barra.

Além da inauguração dos Telecentros foram entregues dois ‘Skid Self Container’, (câmaras frigoríficas) para a conservação de pescado e gelo com capacidade de armazenamento de até cinco toneladas cada. O evento aconteceu na Vila dos Pescadores, Rua 17 de abril, s/n°, as 14h.

A tarde de atividades começou com o Ministro e o Prefeito Jorge Donati conversando com alunos de escolas do município, logo após o descontraído bate-papo, houve uma apresentação do grupo Reis de Boi Mirim, da Escola Astrogildo Carneiro Setúbal. Após a apresentação, todos se dirigiram ao auditório da Secretaria de Educação, para assinar os termos de permissão de uso de bens móveis.

No momento dos discursos o Presidente da Associação de Pescadores de Itaúnas, Carlos da Paixão Soares; o Presidente da Associação dos Maricultores de Conceição da Barra, Benedito Matias Porto; e o Prefeito Jorge Donati agradeceram ao Ministro Altemir Gregolin pelos recursos destinados ao município e também apresentaram as dificuldades encontradas no setor da pesca.

O prefeito Jorge Donati abordou diversos pontos de interesse dos pescadores, inclusive do Parque Estadual de Itaúnas, que pretende extinguir a pesca no distrito, o que causa um conflito com alguns pescadores, que possuem a pesca como única fonte de renda. Por outro lado, a equipe que dirige o Parque Estadual alega estar apenas cumprindo leis ambientais federais.

Jorge entregou ao Ministro o documento ‘Plano Diretor para a Pesca’. “Ninguém faz nada sozinho, e esse documento foi feito com a humildade de ouvir todas as pessoas ligadas ao assunto. Vamos conseguir revitalizar a pesca em Conceição da Barra”, disse o prefeito Jorge Donati.

O Ministro Altemir Gregolin adiantou que o município ganhará dois caminhões, um frigorífico para transporte de peixe e camarão e o outro será o “caminhão mercado”, que facilitará a venda dos produtos diretamente do produtor para a comunidade.

Gregolin também ressaltou que Conceição da Barra será um dos dois município capixabas contemplados com a instalação do Entreposto de Pesca, que consiste em um lugar onde funcionará um conjunto de atividades para o beneficiamento do pescado, mariscos e camarão.

Segundo o Ministro, está em fase de estudos, a possibilidade do município sediar dois cursos importantes para a atividade pesqueira. Um na área técnica e outro de graduação em Engenharia de Pesca, em parceria com a Ufes. Além disso, outros cursos à distância podem ser instalados onde os Telecentros de Conceição da Barra seriam credenciados à capacitarem os alunos nas aulas.

“Conceição da Barra está em meu coração, sabemos da importância da pesca no município. A pesca artesanal é responsável por 60% de tudo o que é pescado, nosso desafio é recuperar o setor da pesca. O Brasil pode ser um grande produtor de peixe, mas não adianta apenas pescar, o pescador precisa ter sua fabrica de gelo, a câmara fria, ou seja, temos que mudar realidade”, relatou Altemir Gregolin.

Além das autoridades já citadas, a mesa de honra contou com: a Vice-prefeita e Secretária de Educação, Adélia Marchiori; Presidente da Câmara de Vereadores, Ângelo César Figueiredo; Superintendente da Pesca e Aquicultura do Espírito Santo, Cledson de Souza Felippe; Primeira Suplente ao Senado pelo Estado do Espírito Santo, Ana Rita Esgario; o Gerente da Pesca da Prefeitura de Conceição da Barra, Antônio Fernandes Júnior; Chefe do escritório local do Incaper, Mirtes Figueiredo; Presidente da Associação dos Maricultores de Conceição da Barra, Benedito Matias Porto; Presidente da Colônia dos Pescadores Z-1 de Conceição da Barra, Joseli Souza Santos; e o Presidente da Associação dos Camaroeiros de Conceição da Barra, Adenildo Machado.