22/08/2009 13h45 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Moradores atingidos pelas chuvas em Braço do Rio recebem o carinho do prefeito Jorge Donati

A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra já providenciou mais de seis mil telhas para a recuperação das casas atingidas pela chuva de granizo que assolou o distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra, na tarde de sexta-feira (21/08).

O prefeito Jorge Donati continua no local acompanhando os trabalhos de assistência às vítimas da chuva e de recuperação dos locais devastados.

As famílias desabrigadas foram encaminhadas à creche Pequeno Príncipe e escola Maria Carelli Lomonte. Nos locais, a secretaria municipal de Ação Social está realizando um cadastro contendo a situação das famílias desabrigadas. Até o momento, conforme o secretário da pasta, Jorge Daniel de Assis, 58 famílias tiveram perda total de suas residências.

De acordo com a diretora da escola Maria Carelli, Patrícia Pardinho Lima Amaral, algumas das vítimas já retornaram aos seus lares, e outros desabrigados continuam chegando nos locais provisórios de acolhimento, onde recebem alimentação e assistência de autoridades e do Conselho Tutelar.

O Centro de Referência funciona como ponto estratégico de apoio às vítimas

Desde o início dos trabalhos de assistência às famílias atingidas pela chuva de granizo, na sexta-feira (21/08), o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS foi disponibilizado para ser ponto de apoio às vítimas.

A Gerente de Cidadania do CRAS, Sirlene Olimpio da Silva, disse que de imediato, as vítimas receberam atendimento médico e em seguida foram conduzidas para o CRAS de Braço do Rio, onde receberam alimentação e abrigo. “Agora à tarde distribuímos cestas básicas aos moradores desabrigados. Na manhã de hoje (22/08), foram cadastradas 700 famílias, que já estão recebendo as telhas e lonas para cobrir suas casas”, informou Sirlene.

As telhas, lonas e cestas básicas providenciadas pela Prefeitura Municipal de Conceição da Barra estão sendo entregues agora à tarde (22/08), com o auxílio do Corpo de Bombeiros.

Moradores assustados

Em conversa com o prefeito Jorge Donati e vice-governador, Ricardo Ferraço, a moradora que teve sua casa destruída, "Valdicéia Santos de Oliveira" afirmou que a chuva de granizo foi um evento aterrorizante. “Nunca passei por uma situação parecida com esta”, afirmou Valdicéia, que foi tranqüilizada pelas autoridades ao receber a informação de que estão sendo tomadas todas as medidas para que a situação seja controlada.

Nos locais de acolhimento, o prefeito Jorge Donati defende que o momento é de solidariedade com as pessoas. “O mais importante agora é que todos se ajudem. Não vamos medir esforços para assistir às famílias que sofreram com este triste incidente”, destaca o prefeito.

Fenômeno raro

O morador Aguinaldo Alves da Silva afirma que avistou a chegada da tempestade no distrito de Braço do Rio. O cidadão que teve a casa destruída conta como começou o temporal. “O granizo começou a cair na altura do bairro Bela Vista e seguiu para Braço do Rio. Nunca assisti a um evento deste aqui na região”.

O Coronel Alvaro Duarte, que monitora os trabalhos de assistência às vítimas, analisa que as chuvas de granizo são um fenômeno incomum na região. “Apesar da devastação, esta não é uma situação difícil de contornar, pois não há enchente. Por sorte, não houve vítimas fatais e a recuperação das casas destruídas será rápida, com a providência de telhas e materiais de construção”, explica.

O coronel informou que a partir desta segunda-feira (23/08), começam a chegar novas cestas básicas aos desabrigados de Braço do Rio, enviadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil

Solidariedade
Além da presença integral do prefeito Jorge Donati em Braço do Rio, o vice-governador, Ricardo Ferraço, o senador Renato Casagrande, deputados estaduais Paulo Roberto e Freitas, vereadores de Conceição da Barra, prefeitos das cidades de São Mateus e Mucurici estão no local do incidente, acompanhando e auxiliando nos trabalhos de assistência às vítimas e recuperação das áreas atingidas.

O senador Renato Casagrande afirma que está no distrito não apenas para prestar solidariedade às famílias, mas também com a missão de em breve estar em Brasília para pedir ajuda do governo Federal às vítimas da chuva.

O deputado Freitas também garante a busca por parcerias do governo do Estado em prol das pessoas e lembra que a ausência de vítimas fatais é uma grande vitória em meio à tragédia.