A Secretaria de Ação Social concluiu no sábado (13) o cadastro das 60 famílias que serão beneficiadas com o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Cada família receberá uma casa, as 60 moradias serão construídas em Braço do Rio (Cobraice).
As casas são compostas de dois quartos, cozinha, sala e banheiro e o tamanho de cada uma será de aproximadamente 36 m2 de área útil, em alvenaria de tijolos cerâmicos, rebocada e com telhado colonial. A previsão é que as casas comecem a ser construídas até o dia 30 de maio.
“O benefício será grande para essas famílias, além de melhorar a qualidade das casas para morar, a auto-estima delas com certeza vai aumentar”, disse o secretário de Ação Social, Pastor Jorge Daniel de Assis.
A contrapartida do município será: a efetivação dos técnicos para a realização do empreendimento (arquiteto/assistente social); a infra-estrutura dos locais onde serão implantadas as unidades habitacionais; a doação do terreno para aquelas famílias que não o possuem.
Segundo a arquiteta e urbanista responsável pelo projeto de construção das casas, Gleice Alcino, a escolha das famílias foi direcionada por ordem do Prefeito Jorge Donati, através de um amplo cadastro sócio-econômico, sendo priorizadas as famílias atingidas pelas últimas chuvas e vendavais, que tiveram suas casa danificadas ou totalmente destruídas.
O programa habitacional popular, ‘Minha Casa Minha Vida’ tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade.
O Governo Federal está investindo R$ 34 bilhões para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria. Ao todo o programa vai viabilizar a construção de um milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada.