01/03/2013 10h01 - Atualizado em 31/08/2018 09h56

MUNICÍPIO AMPLIA SUA POLÍTICA AMBIENTAL

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi, apresentou ontem (27/01) o Planejamento Estratégico do Município para a área do meio ambiente nos próximos quatro anos. A prioridade da Secretaria é a identificação de todos os projetos do governo municipal que precisem de licenciamento ambiental para agilizar os processos, inclusive junto aos órgãos ambientais estaduais e federais, ganhando tempo e facilitando a execução dos projetos. A Secretaria está desenvolvendo, também, um ambicioso projeto de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo a comunidade, as empresas, o comércio entre outros agentes. Iniciará, também, um trabalho de controle e monitoramento dos recursos e ações do município. Segundo o secretário, a fiscalização ambiental e o licenciamento de obras municipais será uma vertente de grande importância nesse planejamento, podendo evoluir, posteriormente, para o licenciamento de ações na área do setor privado. Finalmente, a estruturação da Secretaria e o desenvolvimento de políticas públicas prevê de imediato a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

CATADORES RESPEITAM PERÍODO DA “ANDADA DO CARANGUEJO”
Começa hoje o período identificado pelos pescados como “andada do Caranguejo”, quando os catadores ficam impedidos de atuar. Hoje (28/02) fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acompanhados do próprio secretário e do gestor da APA de Conceição da Barra, percorreram trechos do Rio Cricaré e dos manguezais, num trabalho de fiscalização do cumprimento desse período de defeso do Caranguejo. Os fiscais ficaram satisfeitos, pois não foram encontrados catadores durante todo o trajeto. Isso, segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, é resultado do trabalho de orientação feito há alguns dias, quando cartazes foram distribuídos e orientações foram dadas aos catadores. O descumprimento da norma implica em prejuízos para os próprios catadores, tendo em vista que a população desses crustáceos diminui drasticamente.