06/01/2016 16h37 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Município registra o primeiro nascimento no Hospital da Barra, em 2016

O Hospital Municipal de Conceição da Barra realizou, na madrugada do último domingo, dia 03 de janeiro de 2016, o primeiro parto do ano. Uma gestante barrense, que hoje reside no município de Boa Esperança, veio passar os festejos de final de ano com os familiares que moram na Vila de Itaúnas, entrou em trabalho de parto e foi atendida pela equipe médica do plantão.

Por volta das quatro horas da manhã, nasceu uma menina, pesando aproximadamente 2,5 quilos, em perfeito desenvolvimento e estado de saúde. “Agradeço a Deus pela proteção divina e à equipe do Hospital da Barra, pela competência, eficiência e tranquilidade com que conduziu todo aquele momento de angústia”, afirmou João Camilo, avô da recém-nascida. “A minha neta passa bem e isso só foi possível graças ao atendimento humanizado que nós recebemos. A médica que fez o parto até se ofereceu para examiná-la durante o plantão deste final de semana aqui na Barra, e é muito bom saber que nosso hospital conta com pessoas que ainda se preocupam tanto com a gente”, completou.

Na segunda-feira, a mãe teve alta médica e a recém-nascida foi conduzida a São Mateus, pois, apesar de ter nascido após as 39 semanas de gestação e passar bem, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde sugeriu a realização de uma avaliação mais criteriosa do bebê, devido à falta de acompanhamento através de exames pré-natais.

As consultas e exames que compõem o pré-natal são fundamentais para assegurar a saúde da gestante e do recém-nascido, reduzindo o índice de mortalidade materna e neonatal. No município de Conceição da Barra, estes procedimentos e demais acompanhamentos pela Atenção Básica em Saúde tem dado resultados importantes ao longo dos anos. “Em 2015, por exemplo, comemoramos o excelente trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família e registramos apenas 04 óbitos de crianças com idade inferior a um ano”, festeja o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Ribeiro Morais.