19/07/2014 17h40 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Mutirão reduz fila de espera por mamografias e outros procedimentos em saúde

Cerca de quatro mil procedimentos em saúde serão realizados pelo município ao longo dos próximos 90 dias, tendo em vista a redução da fila de espera por exames especializados como mamografias, tomografias, Raios X com laudo, ultrassonografias e consultas oftalmológicas, entre outros. Os atendimentos estão sendo marcados pela Central de Regulação Municipal, antiga Agência Municipal de Agendamento (AMA), obedecendo ao critério de tempo de espera. Apenas encaminhamentos entregues entre o ano de 2013 e o mês de abril de 2014 estão sendo atendidos pelo mutirão da saúde.

Só nos dois últimos sábados (dias 12 e 19 de julho), foram realizadas 93 mamografias em pacientes com idade entre 50 e 69 anos. Pelo menos mais 200 mulheres serão contatadas pela coordenação da Central de Regulação, para se dirigirem ao município de São Mateus e realizarem o exame que detecta o câncer de mama. Todos os pacientes que precisarem se deslocar a outro município terão a garantia de transporte gratuito fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra.

A partir da próxima semana, serão feitos os agendamentos para a realização dos outros procedimentos. Dentro de até 90 dias, todos esses exames especializados terão sido realizados, somando um investimento total de 120 mil reais. O Secretário de Saúde, Eduardo Morais, lembra que à Administração Municipal compete apenas a atenção básica, que são os serviços disponibilizados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), os conhecidos Postos de Saúde.

“Com o mutirão da saúde, queremos suprir também o atendimento às demandas de média complexidade, realizando os procedimentos especializados que não são de nossa responsabilidade, mas geram uma longa fila de espera”, explica o secretário. “Mesmo acontecendo como uma medida extraordinária e de caráter emergencial, o mutirão vai promover mais saúde para quase quatro mil pessoas e essa é a prioridade da Administração Municipal”, conclui Eduardo Morais.