As oportunidades do Mercado Ambiental, dentro da perspectiva do agronegócio, na Região do Extremo Norte Capixaba, serão tema de debate em seminário que acontece no próximo dia 16, em Conceição da Barra.
A primeira palestra do dia será a partir das 9 horas, proferida pelo Secretario de Estado de Agricultura, Aqüicultura e Pesca, César Colnago.
A região do Extremo Norte tem como potencial econômico o agronegócio - fruticultura (mamão formosa, coco e goiaba) garantia de renda para pequenos e médios produtores e pecuária (gado de corte). Entretanto, investimentos aceleram a movimentação de outras culturas: eucalipto e a cana-de-açúcar. A localidade, que concentra uma grande área de plantação de eucalipto, também conta com investimentos na indústria sucroalcooleira. Com usinas de álcool operando em Boa Esperança, Conceição da Barra e Pedro Canário, a região recebe investimentos com a construção de uma nova usina em Montanha.
Os projetos para os municípios ganham ainda mais incentivos com o aumento do plantio de cana-de-açúcar. Diante deste cenário de desenvolvimento econômico uma ampla discussão sobre a busca da sustentabilidade ambiental e social, envolvendo todos os setores da sociedade, será feita por diversos atores no seminário “Mercado Ambiental e o Setor do Agronegócio”.
O evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Extremo Norte Capixaba - Consórcio Prodnorte em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Iema, Instituto Ecos e prefeitura de Conceição da Barra, tem como objetivo contribuir para a consolidação de uma base econômica forte e duradora, pautada na sustentabilidade da Região do Extremo Norte, dentro das perspectivas do agronegócio. O Seminário acontece no dia 16 de maio, às 9 horas, na Universidade Aberta para Todos (UAB) – Conceição da Barra. Inscrições e informações no telefone: CTA (27) 3345-4222 e Secretaria de Meio Ambiente de Conceição da Barra (27) 3762-0208.
1ª caminhada Ecológica de Conceição da Barra
Dentro da programação do seminário está a 1ª caminhada Ecológica de Conceição da Barra. Os participantes da atividade percorrerão o trajeto da Maria Fumaça - da sede do município até o entorno do Parque de Itaúnas. A máquina, que funcionou até a década de 70, possibilitava o transporte de madeira do local denominado Paiol, a cinco quilômetros da sede, onde as peças eram embarcadas em navios e transportadas para outros centros do país. A caminhada acontece no dia 17 de maio, às 8 horas, com saída da praça Prefeito José Luiz da Costa, Conceição da Barra.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO MERCADO AMBIENTAL E O AGRONEGÓCIO
Período – Manhã
9h – Palestra: “Os grandes desafios do desenvolvimento da Região do Extremo Norte: Expansão do Agronegócio e as questões de natureza ambiental e social”. Palestrante César Colnago, secretário de Estado, da Agricultura, Aqüicultura e Pesca.
10h30min – Mesa Redonda: “Cenário Atual das demanda e perspectivas do agronegócio com foco na expansão da cana, florestas e fruticultura no Extremo norte capixaba”.
Participantes:
Infynity
Aracruz Celulose
Associação de Produtores Rurais
Iema
Idaf
Incaper
Período – Tarde
14h30min – Palestra: “Desenvolvimento Regional Sustentável - Conflitos do uso da água – outorga e gestão de efluentes líquidos”
15h30min – Debates
16h - Encaminhamentos
18h – Encerramento – Tenda Ambiental
Programação Tenda Ambiental
Período - Manhã
•Café da manhã regional confeccionados por comunidade tradicional e abertura do Seminário com apresentação do grupo de capoeira Maculelê mirim de (Itaúnas).
Exposição de • potencialidades doartesanatos locais, banner (mostrando as município), na entrada da Universidade sendo expostas em 02 toldos.
Oficina • professores.de papel reciclado para alunos e
Período – Tarde
• Programa de EducaçãoExposição e debates sobre o Ambiental.
• (lixo).Apresentação teatral - tema
Oficina de papel • professores.reciclado para alunos e
Café da tarde regional - • tradicional econfeccionado por comunidade
Encerramento do • grupo Maculelê de Braço do Rio