07/04/2016 10h52 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Nota de Esclarecimento sobre a mancha identificada no mar de Itaúnas

A Prefeitura de Conceição da Barra esclarece que devido a algumas manifestações em rede social, quanto ao aparecimento de uma mancha no mar, visualizada do litoral, adotou as providências de solicitar uma vistoria técnica para coleta de material para realização das análises físico, química e biológica de modo a identificar com clareza e dados técnicos científicos a possível origem dessa mancha.

Desta forma, no dia 06 de abril de 2016, com o apoio do IEMA e pescadores locais, foi realizado um sobrevoo em toda costa de Conceição da Barra até divisa com a Bahia, onde foi possível identificar os pontos de maior concentração desta mancha.

De posse das coordenadas geográficas das áreas visualizadas, uma equipe composta por Analistas Ambientais, pescadores e profissionais do laboratório foram embarcados até o ponto geográfico indicado, realizando as coletas e registros fotográficos para posterior emissão de laudos (no arquivo disponibilizado no final da matéria é possível ver o detalhe do material coletado).

Paralelo aos trabalhos por ar e mar, uma terceira equipe técnica percorreu todo litoral onde foi possível observar e coletar materiais (algas) encontrados na praia. Destaca-se que em todo litoral de Conceição da Barra foi possível visualizar a dispersão de algas.

Pela análise visual, de textura, odor e por depoimento de pescadores experientes, o fenômeno visualizado ocorre periodicamente no litoral quando há mudanças de ventos, estação, corrente e caracteriza-se por um período transitório.

Há grandes indicativos de que com o depósito excessivo de nutrientes no mar, toda costa vem passando por uma produção excessiva de algas, e algumas destas liberam toxinas que podem até contaminar animais aquáticos.

Vale lembrar ainda que o litoral está passando por um ano atípico: pouca chuva, águas oceânicas mais quentes, devido ao fenômeno “el niño” e um enorme depósito de nutrientes no oceano através do rio Doce, que com as correntes e ventos podem ser transportados em todas as direções aumentando a taxa de produção primária (algas).

Prefeitura Municipal de Conceição da Barra - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente