11/07/2008 14h58 - Atualizado em 31/08/2018 09h47

O chefe da 4ª Controladoria do TC, Rui Ribeiro Borges falou para os servidores que concluíram o curso.

Tribunal de Contas conclui cursos para servidores no Norte

Os cursos promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES) para servidores de Prefeituras e Câmaras, que teve início no dia 23 de junho, foram encerrados no último dia 11 de julho. Participaram servidores dos municípios de Conceição da Barra, Boa Esperança, Montanha, Pinheiros, Nova Venécia, Pedro Canário, Mucurici, São Mateus e Ponto Belo, que fazem parte do Pólo 3.

Com o objetivo de capacitar servidores municipais para fazer uma prestação de contas dentro dos parâmetros legais que dão balizamento do trabalho do Tribunal de Contas, que é o trabalho do controle externo do Estado e Municípios, o curso teve uma boa avaliação de quem o concluiu, já que muitos daqueles que se inscreveram não concluíram até o final.

Em função da ausência de alguns servidores que se inscreveram e não chegaram até a conclusão dos cursos, o chefe da 4ª Controladoria Administrativa do TC, Rui Ribeiro Borges lembrou que haverá mais rigor daqui para frente. “Vamos estipular que, aqueles servidores que se inscreverem e não concluírem o curso receberá uma multa”, adiantou.

Os cursos, denominados Programa de Treinamento “In Loco” para Jurisdicionados Municipais, foram ministrados em uma sala da Universidade Aberta do Brasil, na Vila dos Pescadores e na abertura, dia 23 de junho contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Contas, Enivaldo dos Anjos que destacou a importância da participação dos servidores para que recebessem orientação de como trabalhar no sentido de facilitar a prestação de contas dos gestores municipais. Ao todo foram 120 horas de treinamento.

Os cursos foram: Princípios fundamentais e diretrizes para implementação de controle interno na administração municipal que teve como instrutor Marcelo Rodrigues, duração de 4 horas; Licitações com o instrutor José Cláudio Del Pulo, duração 16 horas; Dispensa e inexigibilidade de licitação com Guilherme Nunes Fernandes, duração de oito horas; Gestão de Contas Administrativas com José Cláudio Del Pulo, duração de 16 horas; Limites Constitucionais (Saúde e Educação) e a Lei de Responsabilidade Fiscal com o instrutor Luiz Gustavo de Carvalho, duração 32 horas; Prestação de Contas Anual – Executivos e Legislativos Municipais com Rubens Cesar Batista de Almeida, duração 24 horas e SISAUD, com a instrutora Solange Maria Barros Morzelli, com duração de 16 horas.