10/07/2018 15h03 - Atualizado em 31/08/2018 09h45

O Ticumbi sem a alegria de Miltinho

Na terça-feira, 10 de julho de 2018, Conceição da Barra amanheceu triste pelo passamento de um integrante de um dos grupos de manifestações culturais mais antigos deste município e uma das mais populares expressões culturais do Espírito Santo, o TICUMBI DE SÃO BENEDITO, que nos primórdios chegou da África com os escravos que trouxeram no bojo a sua cultura, que foi sendo transmitida através das gerações, chegando até os dias atuais, onde os seus descendentes mantém viva essa riqueza singular que só é encontrada no município de Conceição da Barra.

O senhor Amilton de Oliveira Santos, de 80 anos, conhecido popularmente como Miltinho, que atuava no Ticumbi desde 29 de maio de 1986 e atualmente desempenhava neste grupo a função de 2º Mestre, faleceu ontem, 09 de julho de 2018, em Colatina, deixando um legado de grande contribuição para a cultura barrense. Conforme disse Natan Santana, brincante do Reis de Boi, “Ele descansa nos braços do santo dos negros”.

Miltinho, atuou no Ticumbi ao lado do senhor Tertulino Balbino com sua personalidade de eterno menino brincalhão, alegrando o grupo. Sua última apresentação foi no dia 29 de abril de 2018, no evento denominado “De Terto Para Berto”, realizado na Praça Prefeito José Luiz da Costa, para a passagem da faixa do Mestre Tertulino Balbino para o Senhor Berto Florentino.

A Administração Municipal de Conceição da Barra lamenta profundamente essa perda e roga a Deus que dê o conforto aos familiares, amigos e especialmente ao grupo TICUMBI para que continue enriquecendo a nossa cultura com essa centenária manifestação que já conta com mais de três séculos de tradição.

*Texto: Salomão da Silva Pinto