22/10/2015 16h04 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Obra paralisada na Avenida Anísio Kock da Cunha não é responsabilidade da Prefeitura

A crise econômica e social que atinge fortemente o Brasil, traduzido, por exemplo, em inflação e desemprego devastadores para a sociedade tem uma causa concreta: “o desgoverno pela falta de responsabilidade com o equilíbrio das finanças e contas públicas”.

Essa situação dramática se estende aos estados e municípios de todo o País. Aqui no Espírito Santo, o Governo Paulo Hartung busca, em seu primeiro ano de governo, ajustar os gastos públicos às receitas disponíveis.

É essa mesma filosofia que seguimos rigorosamente, há quase sete anos, na Administração de Conceição da Barra.

Nesse período, “conseguimos viabilizar o resgate de quase R$ 60 milhões de passivo social, através de investimentos voltados para a dignidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca o prefeito Jorge Donati. “Desses investimentos, 78% foram realizados com recursos próprios e 22%, a partir de outras fontes”, completa. Assim, por exemplo, foram incorporados muitos imóveis, áreas e terrenos ao patrimônio público, a fim de estruturar e capacitar o município na execução de parcerias e financiamentos de convênios.

A OBRA

A Administração Municipal informa que a pavimentação da Avenida Anísio Kock da Cunha, via de fundamental importância para a integração dos bairros que margeiam o manguezal, está paralisada desde o mês de janeiro de 2015, quando o Governo do Estado interrompeu os repasses destinados à execução da obra. O convênio com o Estado é de R$ 5.531.672,54, tendo sido repassado R$ 1.491.836,05, nas etapas já executadas, iniciadas em maio de 2014 e com prazo de conclusão estimado em 450 dias.

Além de uma obra estruturante, de urbanização e mobilidade urbana, a pavimentação da avenida também tem um importante papel social, pois interligará os bairros localizados no entorno da Rota do Manguezal – São Thiago, Cohab, Marcílio Dias I e II, São José, Santo Amaro e Vila dos Pescadores – ao litoral da Sede, através da Avenida Atlântica.

Obra contratada junto à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), regida pelo contrato nº 55/2014, a implantação do “Trevo de Interligação da Rodovia ES- 21 à Avenida Professor Bento Daher (atual Anísio Kock da Cunha) e vias dos bairros Maria Manteiga e Guaxindiba” tem 95% do seu financiamento sob a responsabilidade do Estado, cabendo ao município a destinação de 5% do valor total, como contrapartida. Até a paralisação da obra, todas as parcelas proporcionalmente atribuídas à Administração Municipal já haviam sido quitadas.

TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

Em função das etapas já executadas da obra, tais como preparação e sedimentação do solo e implantação da rede de drenagem, não é recomendado o trânsito constante nessa via, o que gera desconforto aos usuários. POR ENQUANTO O TRÂNSITO NA AVENIDA ANÍSIO KOCK DA CUNHA PERMANECE RESTRITO, DANDO PRIORIDADE ESPECIALMENTE AOS MORADORES DO SEU ENTORNO.

Diante da importância da intervenção para os moradores e visitantes, o prefeito Jorge Donati pede “paciência e boa vontade por parte da população, para que haja um momento mais apropriado para o Governo Estadual restabelecer a execução do convênio firmado”.