05/02/2014 16h37 - Atualizado em 31/08/2018 09h59

Pacientes barrenses em tratamento de Hemodiálise serão atendidos em São Mateus

Os pacientes barrenses em tratamento de Hemodiálise não precisam mais percorrer um trajeto de mais de 700 quilômetros para receber assistência especializada, graças ao convênio firmado entre a Administração Municipal e a Clínica de Hemodiálise, em São Mateus. A redução do percurso para cerca de 180 quilômetros representa mais conforto e segurança para pacientes e acompanhantes, já que reduz o desgaste físico e melhora a qualidade de vida dos assistidos, gerando um atendimento qualificado, menos estressante e com menor deslocamento.

O tratamento de hemodiálise, na maioria das vezes, gera frustração e limitações, uma vez que é acompanhado de diversas restrições, dentre elas a manutenção de uma dieta específica associada às restrições hídricas e a modificação na aparência corporal. Sensível a esta realidade, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando, há aproximadamente dois anos e meio, tornar cada vez melhor o acesso dos pacientes renais ao tratamento de hemodiálise.

A Insuficiência Renal Crônica é uma enfermidade que, além de trazer consequências físicas à pessoa portadora, traz prejuízos psicológicos e altera o seu cotidiano, sendo caracterizada também como um problema social, que interfere no papel desse indivíduo na sociedade.

Atualmente os pacientes viajam semanalmente 720 km, distância que corresponde à ida e volta ao município de Linhares, para realização das sessões de hemodiálise, um percurso que causa extremo desconforto e, a longo prazo, provoca complicações físicas decorrentes do desgaste físico, da perda de sono e da demora no retorno ao domicílio. A redução da distância percorrida por estes pacientes retrata a preocupação da Administração Municipal de amenizar os efeitos negativos do tratamento e de promover a humanização do atendimento.