Os pacientes barrenses em tratamento de Hemodiálise não precisam mais percorrer um trajeto de mais de 700 quilômetros para receber assistência especializada, graças ao convênio firmado entre a Administração Municipal e a Clínica de Hemodiálise, em São Mateus. A redução do percurso para cerca de 180 quilômetros representa mais conforto e segurança para pacientes e acompanhantes, já que reduz o desgaste físico e melhora a qualidade de vida dos assistidos, gerando um atendimento qualificado, menos estressante e com menor deslocamento.
O tratamento de hemodiálise, na maioria das vezes, gera frustração e limitações, uma vez que é acompanhado de diversas restrições, dentre elas a manutenção de uma dieta específica associada às restrições hídricas e a modificação na aparência corporal. Sensível a esta realidade, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando, há aproximadamente dois anos e meio, tornar cada vez melhor o acesso dos pacientes renais ao tratamento de hemodiálise.
A Insuficiência Renal Crônica é uma enfermidade que, além de trazer consequências físicas à pessoa portadora, traz prejuízos psicológicos e altera o seu cotidiano, sendo caracterizada também como um problema social, que interfere no papel desse indivíduo na sociedade.
Atualmente os pacientes viajam semanalmente 720 km, distância que corresponde à ida e volta ao município de Linhares, para realização das sessões de hemodiálise, um percurso que causa extremo desconforto e, a longo prazo, provoca complicações físicas decorrentes do desgaste físico, da perda de sono e da demora no retorno ao domicílio. A redução da distância percorrida por estes pacientes retrata a preocupação da Administração Municipal de amenizar os efeitos negativos do tratamento e de promover a humanização do atendimento.