10/06/2016 04h48 - Atualizado em 31/08/2018 09h41

Plano da Mata Atlântica de Conceição da Barra é aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente

A Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente reuniu, na última segunda-feira (06), os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) para a apresentação dos resultados parciais do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra (PMMA), a fim de obter aprovação do plano pelo COMDEMA.

Durante a apresentação foram identificadas as áreas prioritárias para conservação e recuperação, além das estratégias e ações do plano. Como a Lei 11.428/2006 em seu art. 38 institui o PMMA e afirma que este deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, os conselheiros fizeram suas ponderações e com unanimidade de votos aprovaram o PMMA.

Vale ressaltar que o PMMA retrata a realidade da Mata Atlântica em Conceição da Barra, servindo de orientação para as ações públicas e privadas, bem como para a atuação de entidades acadêmicas, de pesquisa e das organizações da sociedade, empenhadas em promover a conservação e a recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade existentes neste Bioma.

A reunião contou com a participação dos membros do COMDEMA, que é formado por representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), da Associação Ave da Mata Atlântica Reabilitada (AMAR), da Polícia Militar do Espírito Santo ­ Companhia de Polícia Ambiental, da Colônia de Pescadores Z-1, da Associação de Moradores e Pescadores de Meleiras, da Câmara Legislativa Municipal e das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente.

Também prestigiaram o evento representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), da Fundação SOS Mata Atlântica, da empresa Fibria Celulose, da empresa Suzano Papel e Celulose, do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), da Ambiental Consulting, da Conservação Internacional Brasil, da FAESA/ECOVIX, além de servidores públicos do município.

Texto: Iara Rodrigues dos Santos – Técnica em Meio Ambiente/SMDEMA