24/08/2009 12h11 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Praias da sede recebem limpeza semanalmente em Conceição da Barra

Para garantir o conforto dos banhistas que frequentam Conceição da Barra, a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Rural e Pesca realiza um trabalho especial de limpeza nas praias do Centro da cidade.

Pelo menos uma vez por semana é feito o recolhimento do lixo, mas esta frequência pode ser ainda maior. “O trabalho dos funcionários da limpeza nas praias é intensificado nos verões, feriados prolongados, períodos de festa na cidade, ou ainda quando a maré enche e deposita na areia os restos de árvores provenientes da encosta do rio”, argumentou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Pesca, Mervaldo Faria.

Também recebe atenção especial do serviço de limpeza municipal o bairro Bugia. No início de 2009, a prefeitura retirou entulhos e restos de contruções aglomerados desde a última ressaca marítima. Para humanizar a praia, foram instaladas placas educativas e lixeiras, que indicam aos turistas a necessidade da manutenção da limpeza no local.

O superintendente da prefeitura, Francisco Vervloet, justifica que não foi possível retirar todos os entulhos, mas este material será aterrado nos próximos dias, quando for iniciada a obra de recuperação da orla marítima de Conceição da Barra. “Fizemos uma limpeza parcial no local, mas objetos como vasos sanitários, restos de construções, produtos cortantes ou que apresentam algum risco para os banhistas foram retirados, permitindo assim a segurança dos banhistas que frequentam a praia da Bugia”, destaca o superintendente.

Francisco reitera que o problema dos entulhos será resolvido definitivamente na Bugia com as obras de recuperação da orla. “É provável que ainda no mês de agosto, o governador Paulo Hartung venha em nossa cidade dar a ordem de serviço para o início das obras da Bugia. No local, será construído um espigão na foz do rio Cricaré onde acontece o encontro com o mar. A medida será fundamental para contem o avanço do mar sobre as construções existentes no bairro”, explica.

Além do espigão o projeto contempla a construção de quatro estruturas de pedra, chamadas de quebra-mares, e o engordamento da faixa de praia com areia ao longo de 1.700 metros de orla. Essa “engorda” vai devolver a balneabilidade da praia. A areia será retirada de uma jazida localizada próxima à foz do Rio Cricaré.