11/03/2014 16h25 - Atualizado em 31/08/2018 09h59

Prefeito confirma sucesso do Barra + Carnaval 2014, em coletiva com a imprensa

Repórteres dos principais veículos de comunicação do município e da região norte do Estado receberam a confirmação de que o Carnaval 2014, em Conceição da Barra, foi um verdadeiro sucesso. As informações foram transmitidas pelo prefeito Jorge Donati e o Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Alex Voney de Almeida, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, no Auditório da Prefeitura. Além de comemorar a presença de aproximadamente 120 mil foliões, que injetaram pelo menos 40 milhões de reais na economia do município, gerando movimentação nos estabelecimentos barrenses e para os profissionais liberais, o prefeito também parabenizou a Polícia Militar pelo excelente trabalho realizado durante todo o Verão, desde o Réveillon, em especial durante os cinco dias da folia de Carnaval

“Estamos, pelo quinto ano consecutivo, contabilizando os resultados do período de Carnaval e podemos dizer que se Conceição da Barra ainda não voltou a ter o melhor Carnaval do Estado, está muito perto de conseguir este título novamente”, declarou o prefeito, que também destacou a importância da indústria turística como fonte de emprego, renda e maior qualidade de vida para a população. Segundo ele, o objetivo da Administração Municipal é fazer com que a festa se torne cada dia mais uma grande fonte de oportunidades de emprego e renda.

É pensando na sustentabilidade e sobrevivência do Carnaval que o gestor municipal justificou a escolha por manter os trios elétricos e o som automotivo presentes na folia barrense. “Não adianta ‘satanizar’ estas duas estruturas que fazem a festa e arrasta milhares de seguidores, mesmo porque esse é o diferencial do Carnaval de Conceição da Barra”, explicou. “E tem mais, engana-se quem pensa que o som automotivo atrai um público inoportuno, ao contrário, esta é uma pratica que exige investimentos, na maioria das vezes, o som instalado no veículo tem um valor muito elevado e com o proprietário do automóvel vem uma legião de foliões”, completou o prefeito. O que tem que se fazer, e assim Conceição da Barra está procedendo, é destinar um lugar específico para essa prática, sem prejuízo para outros públicos que prestigiam o Carnaval barrense.

No que toca à segurança dos moradores e visitantes, o prefeito Jorge Donati fez questão de enfatizar a importância das novas instalações da 2ª Cia. de Polícia, na Praça da Folia, numa estrutura especialmente preparada pelo município, e a utilização do sistema de videomonitoramento, que fez a cobertura de toda a área da festa, ambos fundamentais para a sensação de segurança que reinou no Carnaval.

Confirmando a opinião do prefeito, o Comandante Alex Voneiy de Almeida, garantiu que sem o planejamento tático da Polícia Militar e a parceria efetiva do município, o Carnaval não teria sido tranquilo como realmente foi. Ainda segundo o comandante, a ocorrência com vítima fatal, registrada na madrugada da segunda-feira de Carnaval, na Praça do Farol, pode ser considerada um acidente fora de qualquer relação com a folia. “Aquele crime aconteceu completamente fora do contexto, era pra ter acontecido em qualquer outro lugar, pois tratava-se de um grupo de pessoas que já tinham rixas internas e estavam propensas a praticar esse crime a qualquer momento”, assegurou o Tenente Coronel Almeida.

Números da Folia
Estima-se que 120 mil pessoas estiveram no município aproveitando uma rede hoteleira que reúne quase 90 hotéis e pousadas e aproximadamente 80 bares e restaurantes. Só no Circuito da Folia, havia 24 barracas, quatro quiosques e 300 vendedores ambulantes cadastrados. Nos cinco dias de folia aconteceram 23 shows, sendo sete com atrações locais, 12 apresentações de bandas regionais e quatro shows nacionais. Três blocos desfilaram pelo Circuito da Folia e, no Centro Histórico, a Bandinha da Barra se apresentou diariamente.

A Secretaria Municipal de Saúde foi extremamente atuante, com atendimentos concentrados principalmente em pessoas alcoolizadas. A equipe da saúde trabalhou com a sua capacidade máxima, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Cinco ambulâncias foram destacadas para o atendimento das emergências.

Na limpeza pública foi registrada a retirada de 90 toneladas de lixo, por dia. Dando suporte às ações de coleta de resíduos, trabalharam 100 profissionais, com o apoio de nove veículos, incluindo um caminhão pipa. Garantindo a fiscalização municipal, 12 fiscais atuaram nos cinco dias de folia.

O Conselho Tutelar, que designou 10 conselheiros para o período de Carnaval, comemorou a ausência de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes. Já os 33 guarda-vidas e os três soldados bombeiros que formaram o Salvamar, registraram 511 ocorrências, incluindo princípios de afogamento, orientação a banhistas e informações a turistas.

A Polícia Militar trabalhou com uma média de 57 policiais atuando no município em cada um dos dias da folia. As equipes tiveram o apoio de 15 viaturas da PM, quatro viaturas do Batalhão de Missões Especiais (BME) e duas viaturas do Grupo de Apoio Operacional (GAO). Completando o efetivo, seis conjuntos do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), compostos por um animal e um policial, também atuaram no município. Ao todo foram registradas 92 ocorrências, como perturbação do sossego, abordagens a suspeitos e transporte de enfermos, etc. No trânsito, houve 14 ocorrências (colisão e atropelamento) e 97 apreensões de veículos e carteiras de habilitação. Durante o período carnavalesco, 17 pessoas foram detidas.