18/05/2015 17h09 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Marieta Castro

O prefeito Jorge Donati decretou luto oficial de três dias, a contar desta segunda-feira, dia 18 de maio de 2015, pelo falecimento de Marieta Castro, proprietária anterior do Trapiche, imóvel que hoje abriga a Casa da Cultura de Conceição da Barra. Marieta Castro Sampaio de Oliveira faleceu no último domingo, 17 de maio de 2015, em Vila Velha, deixando quatro filhos e quatro netos.

Marieta Castro era filha de Maria Gazzinelli Castro e Carlos Alberto dos Reis Castro, ele um português que chegou a Conceição da Barra no início do século passado e que teve participação ativa no desenvolvimento da região Norte do Espírito Santo. Entre outros projetos realizados por ele estão a participação decisiva na questão dos limites entre o Espírito Santo e a Bahia, a pedido do então Governador do Estado, Nestor Gomes, e também a elaboração do plano rodoviário para toda a região Norte do Estado.

Em 22 de agosto de 2014, Dia do Folclore, Marieta esteve em Conceição da Barra com parte da família, formalizando a transferência do imóvel que pertenceu a sua família para o município, numa cerimônia emocionante. Ela que participou ativamente das ações de preservação do Trapiche junto com o seu pai, entendendo a importância desse monumento, mesmo após a morte do seu genitor, assegurou a manutenção do imóvel com grandes dificuldades, já que logo cedo ficou viúva e como filha única teve que arcar com os cuidados da numerosa família.

Vale destacar que por diversas vezes ela recusou ofertas de compra do Trapiche, por conta de serem propostas com fins meramente comerciais. Para Marieta Castro, o Trapiche - local onde viveu, que recebeu navios, hospedou inúmeros e ilustres visitantes, entre outras histórias - possuía significado e importância cultural imensuráveis, abrigando histórias diversas sobre Conceição da Barra.