15/01/2015 21h57 - Atualizado em 31/08/2018 09h35

Prefeito emite nota de repúdio à tentativa de agressão contra a equipe da Secretaria de Saúde

O prefeito Jorge Donati manifesta o seu repúdio à atitude de um servidor pertencente ao quadro efetivo da Prefeitura de Conceição da Barra, que tentou agredir cinco colegas de trabalho, na última terça-feira, dia 13 de janeiro de 2015. No dia seguinte, ao ser notificado pelo Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Ribeiro Morais, o servidor também agiu com bastante violência, ameaçando o secretário de morte.

O servidor ausentou-se das suas funções por quatro dias sem apresentar qualquer justificativa aos gestores da secretaria, tendo os proventos reduzidos na proporção dos dias em que faltou ao trabalho, após constatada a ausência injustificada no controle de ponto da unidade. Irritado com o procedimento regularmente adotado pelos gestores, o funcionário público tentou agredir os colegas e, posteriormente, o secretário, proferindo ameaças e causando danos materiais aos equipamentos da Secretaria de Saúde.

Além de responder administrativamente pelas tentativas de agressão, o servidor também poderá ser punido criminalmente, já que a situação foi levada ao conhecimento da Polícia Civil, através da abertura de boletim de ocorrência.

Diante do fato, o prefeito e toda a equipe administrativa do município se solidarizam com o secretário e demais vítimas desta violência, manifestando repúdio veemente a qualquer conduta agressiva praticada contra um servidor municipal, no efetivo e correto exercício da sua função. Confira a íntegra da nota emitida pelo prefeito Jorge Donati:

“A organização da Administração Pública Municipal, baseada nos princípios da impessoalidade, eficiência e legalidade, não é uma determinação executada de forma fácil e natural, ao contrário, muitas vezes, essa conduta expõe os gestores comprometidos com tal filosofia, colocando-os diante de riscos reais. É com orgulho que, transcorridos seis anos de Administração, construímos, a muitas mãos, um patrimônio de seriedade, de respeito e de moralidade da gestão pública.

Não houve mais, neste município, práticas recorrentes de servidores fantasmas, atestados de exercícios irregulares, manutenção de privilégios e benefícios sem contrapartidas ou a falta de controle no cumprimento da carga horária de trabalho dos servidores.

Quando assumimos a Administração Municipal, em 2009, o quadro de pessoal girava em torno de 2.200 servidores. Desde então, trabalhamos com muita eficácia e resultados, com cerca de 1.600 pessoas. Certamente, antes de 2009, a grande maioria desses funcionários não estava efetivamente prestando os serviços em contrapartida aos salários que recebiam.

Não vamos desistir das nossas convicções e nem do nosso objetivo de promover uma Administração que é intolerante com a corrupção e os malfeitos. Portanto, fica o nosso desagravo a este lastimável episódio, que será tratado com rigor, dentro dos procedimentos legais cabíveis”.