28/04/2010 12h02 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Prefeitura arrenda estruturas do antigo Hospital Maternidade Municipal

Conceição da Barra arrendou o espaço físico do hospital Maternidade do município e irá transformar o antigo hospital em uma Unidade de Saúde com um pronto atendimento resolutivo, que atenda de fato as necessidades de urgência e emergência da população.

As melhorias já começaram

Para humanização dos atendimentos foi implantado o serviço de acolhimento e triagem onde os enfermeiros avaliam todos os pacientes priorizando os casos graves que são encaminhados para atendimento médico e resolvendo, de imediato, outros serviços como curativo, avaliação da pressão arterial, retirada de pontos, glicemia capilar, nebulização, troca de sonda, administração de medicamentos prescritos por médicos dos PSF’s, entre outros.

Novos equipamentos estão sendo adquiridos, e todos os leitos já foram substituídos. Vale destacar que o serviço de raio-x foi reativado.

A Prefeitura municipal conduziu as negociações de modo que a Fundação Médica e Assistencial de Conceição da Barra continuará prestando serviço num imóvel próximo do Pronto Atendimento (PA), onde poderá manter os atendimentos particulares e convênios, já que no PA todos os serviços serão gratuitos.

Antes, conhecido como Hospital Maternidade Nossa Senhora da Conceição, agora passará a chamar: Unidade Mista de Atendimento de Conceição da Barra, abrigando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Secretaria Municipal de Saúde, o Pronto Atendimento e realizará cirurgias eletivas.

O município está buscando junto ao Governo do Estado recursos para a reforma e reestruturação de todo o prédio para inseri-lo na Rede se Assistência Municipal de forma integrada com a Rede Estadual.

Os recursos do arrendamento serão usados para pagar o parcelamento do INSS e FGTS, para regularizar a situação da Fundação. A maioria dos funcionários da Fundação foram recontratados pelo município e todos os direitos trabalhistas deles foram garantidos através da subvenção aprovada pela Câmara de Vereadores e concedida pela Prefeitura Municipal. O acordo foi realizado no início de abril.