A Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca e o Núcleo de Atendimento ao Contribuinte NAC)deu início ao cadastramento dos pescadores do município.
A medida foi tomada em conjunto com a Colônia de Pesca Z-1, de Conceição da Barra e tem como finalidade possibilitar toda a garantia de reconhecimento da profissão de pescador para futuros direitos trabalhistas, como aposentadoria, por exemplo.
O coordenador do NAC de Braço do Rio, Walderedo Poyares Faria juntamente com a secretária Gisani Baldotto Barbosa, começaram a atender os pescadores, na sala da Secretaria de Desenvolvimento, no segundo andar da Prefeitura durante todo o dia.
Para fazer o cadastramento o pescador precisa levar os seguintes documentos: Xerox do CPF, RG, documento do barco, comprovante de residência, declaração original da Colônia de Pesca.
Atualmente existe mais de 200 pescadores no município, conforme cálculo da Colônia de Pescadores, mas a grande maioria não é registrada na entidade.
O cadastramento começou na quinta-feira (30 de agosto) e 24 horas depois já haviam sido feitos 40 cadastramentos de pescadores.
Segundo Valderedo, a partir do cadastramento, o pescador poderá pegar o bloco de Nota Fiscal, se liberando do atravessador, guiando ou vendendo o pescado para qualquer parte do país e até o Exterior, como também se beneficiar no futuro com sua aposentadoria.