01/09/2015 07h35 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Prefeitura estabelece parceria com o CEUNES e a SOS Mata Atlântica

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) assinou na quinta-feira (27) dois Termos de Cooperação Técnica, um com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), UFES – campus São Mateus, e outro com a Fundação SOS Mata Atlântica, para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra (PMMA).

O evento, realizado no CEUNES, contou com a presença do Diretor da Universidade, Roney Pignaton, das Coordenadoras do Programa de PMMA da SOS Mata Atlântica, Mariana Gianiaki e Sandra Steinmetz, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi, corresponsável pela coordenação do PMMA deste município junto a Técnica em Meio Ambiente, Iara Rodrigues.

Também estiveram presentes os representantes da Subsecretaria de Educação, do Centro Sócio Cultural José Bahia-Projeto Mata Ciliar, da Organizações Não Governamental Ekobé Brasil e Meros do Espírito Santo, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), da Companhia de Polícia Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus, além do corpo docente e discente do CEUNES e servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação e da SMDEMA de Conceição da Barra.

Durante o evento foram feitas apresentações sobre Restinga e o Programa de PMMA, apresentadas respectivamente pelo Mestre Luis Fernando Menezes e Mariana Gianiaki. A solenidade promoveu, ainda, a publicação do Decreto sobre a Definição de Restinga no Município de Conceição da Barra, documento que estabelece as Tipologias e a Caracterização Ambiental da Vegetação de Restinga. Após a publicação do decreto, aconteceu a entrega dos certificados de agradecimento aos pesquisadores que contribuíram para o inventário científico que subsidiou a elaboração daquele importante documento.

Na ocasião, o Secretário André Tebaldi também assinou um termo para o recebimento de mudas nativas doadas pelo Centro Sócio Cultural José Bahia - Projeto Mata Ciliar.

Vale ressaltar que os acordos firmados com a Administração Municipal reforçam os laços de cooperação, que preveem a troca de conhecimento, informações e experiências, uma vez que o PMMA será capaz de fornecer subsídios ambientais para a elaboração de outros planos e programas no município, sendo extremamente importante a participação da sociedade civil neste processo de criação do plano.