01/07/2016 13h38 - Atualizado em 31/08/2018 09h41

Prefeitura faz balanço sobre o videomonitoramento em Conceição da Barra

Através do Programa Olho Digital, em convênio firmado com o Governo Estadual, no ano de 2014, foram disponibilizado para o Município de Conceição da Barra, 20 (vinte) câmeras de videomonitoramento. Pelos termos do convênio, a Secretaria de Estado de Segurança Pública responsabilizou-se pelo fornecimento da infraestrutura de recepção e captação de sinais, além do treinamento para as equipes e manutenção do sistema. Já à prefeitura, coube o papel de montar a central de videomonitoramento e disponibilizar a equipe operacional.

Em funcionamento no município, desde 10 de outubro de 2014, quando foram inauguradas as novas instalações da 2ª Cia. do 13º BPM, na Praça da Folia (Orla), a manutenção dos equipamentos da central de videomonitoramento tem um custo anual de R$ 204 mil, para o município. Para a implantação da central, foram investidos R$ 122 mil em infraestrutura, móveis e equipamentos. A equipe de monitores, composta por cinco servidores especialmente qualificados para a operação do sistema, requer o investimento próprio de R$ 149,5 mil, por ano. Anualmente, o município destina, portanto, um total de R$ 363,5 mil para o funcionamento e operação da central de videomonitoramento.

Todas as câmeras recebidas através do Programa Olho Digital já foram instaladas e estão funcionando da seguinte forma: 15 (câmeras) instaladas na Sede, 02 (duas) câmeras no Distrito de Braço do Rio, 01 (uma) câmera na Vila de Cobraice, 01 (uma) câmera na Vila de Sayonara e 01 (uma) câmera na Vila de Itaúnas. Somado a outras 06 (seis) câmeras de propriedade do Município, instaladas no calçadão e em ruas do Centro de Conceição da Barra, existe hoje um total de 26 (vinte e seis) câmeras funcionando 24 horas por dia, em todo o município.

Na avaliação da Gestão Municipal, o Programa Olho Digital tem contribuído muito com a redução da violência, principalmente nos crimes contra o patrimônio. No centro da cidade, por exemplo, onde era frequente o número de assaltos e roubos ao comércio, hoje a redução dessa modalidade de crime gira em torno de 95%.

Outro exemplo da eficácia do programa é o Relatório da Polícia Militar expedido logo após o Carnaval 2016. No documento, a PM destaca que as câmeras de videomonitoramento na Sede, em Itaúnas e Braço do Rio dão grande suporte ao trabalho dos policiais, tendo permitido, inclusive, a prisão em flagrante de dois traficantes.