04/12/2015 17h38 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Prefeitura promoveu debate sobre os impactos da lama no litoral capixaba em reunião realizada no dia 1º de dezembro

A Prefeitura de Conceição da Barra, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Cultura e Turismo, realizou na última terça-feira (1) uma Reunião Pública para avaliar os possíveis impactos do rompimento da barragem da Samarco no litoral de Conceição da Barra.

A reunião propiciou a avaliação de cenários e propostas de estratégias para minimização dos supostos impactos da lama de rejeitos que invadiu o Rio Doce e avança pelo litoral capixaba, ameaçando através de uma publicidade negativa, a visitação no período do verão 2016 de turistas que visitam nosso balneário.

O evento contou com mais de 40 pessoas da sociedade barrense, representados em sua maioria por comerciantes, empresários e pescadores, além da presença de uma turista. Durante a reunião o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi, apresentou a situação atual do avanço da lama no litoral e todos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e propor sugestões.

O Secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, parabenizou a ação da Administração Municipal e se mostrou prestativo quanto ao problema que incide sobre o litoral capixaba apresentando as ações e medidas para minimizar os impactos do incidente na indústria turística.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente afirmou estar mantendo contato regular com os principais órgãos ligados à preservação ambiental, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), “buscando informações técnicas e científicas atualizadas sobre o avanço da pluma, principalmente, no litoral ao Norte do Rio Doce”, explica Tebaldi.