09/06/2017 13h38 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Prefeitura reúne dezenas de agricultores e pescadores para discutir cooperativismo, em Braço do Rio

A Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, promoveu nessa terça-feira, dia 06 de junho de 2017, um encontro de trabalho com mais de 50 agricultores e pescadores, no CRAS de Braço do Rio. O objetivo do evento foi a discussão sobre a importância do cooperativismo e a necessidade de promover a organização desses profissionais em cooperativas, aumentando a produção e a lucratividade.

Além dos líderes de Associações de Agricultores Familiares e Pescadores do Município, o evento também contou com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O prefeito Francisco Vervloet e o vice-prefeito e Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Jonias Dionísio Santos, também recepcionaram o Diretor do Ceasa Norte, Alberione Cordeiro de Carvalho; o presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Espírito Santo, Antônio Domingos Morelato; os vereadores George Batista e Walyson Vasconcelos; e o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de São Mateus (CAF/SM), Aguilar Inácio Gaigher.

Na explanação, os agricultores e pescadores ficaram sabendo como o cooperativismo de crédito, a produção sustentável e a comercialização dos produtos com valor agregado podem elevar a renda e a qualidade de vida das famílias, eliminando assim os atravessadores. O prefeito ressaltou que a “Agricultura e a Pesca são dois setores de referência para a economia do município e, juntos com o Turismo possuem maior relevância para a manutenção e geração de emprego e renda para a população”.

O vice-prefeito Jonias Dionísio Santos afirmou que “a produção agrícola é a grande responsável pela formação de riqueza fiscal e composição do índice de participação do município no ICMS, representando cerca de aproximadamente 25% do PIB municipal, e a Pesca continua sendo fonte de renda para inúmeras famílias do município”.

Apesar de já sedimentados, esses dois setores ainda precisam de apoio para a sua completa fixação como atividade econômica, evitando o êxodo rural e aumentando a renda das comunidades do interior. Como o município vem sofrendo quedas consecutivas na receita e a crise hídrica aumentou os prejuízos em toda a Região Norte Capixaba, a prefeitura tem buscado parcerias para apresentar sugestões criativas que ajudem os pequenos produtores rurais e os pescadores barrenses.