25/03/2010 14h24 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Profissionais visitam ilha na foz do Rio São Mateus para iniciar Projeto Ilha da Paz e da Ciência em Conceição da Barra

Com o intuito de implantar um Centro de Difusão de Educação Ambiental e Pesquisa na foz do Rio São Mateus, numa ilha próxima ao Pontal do Sul, em Conceição da Barra, uma equipe com pesquisadores, profissionais, comerciantes e pescadores locais, visitou a região na quarta-feira (24), para realizar uma vistoria técnica e registro do espaço físico para a adequação do projeto.

A Ilha da Paz e da Ciência será um espaço para trocas de conhecimentos em que educadores devem agendar previamente para visitar o projeto, seguindo de barco até o local, onde, com apoio de instrutores treinados, vão conhecer as belezas locais e experimentar sensações de integração total com a natureza. Também haverá um trabalho psicoambiental com os visitantes, para que eles tenham consciência das maravilhas naturais e os prejuízos que os homens podem causar ao meio ambiente.

“O projeto vai promover um grande fluxo de estudantes que virão em visita à Ilha e vivências ambientais. Assim, o projeto terá a finalidade de geração de renda alternativa para pescadores, comerciantes, artesãos, artistas locais, além dos cidadãos barrenses que serão capacitados para auxiliar os estudantes nas visitas à Ilha”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Ana Angélica Motta.

Segundo a secretária, os próximos passos serão a organização e limpeza da área, feita por funcionários da Prefeitura de Conceição da Barra, e será acompanhado por alunos do Projeto Araçá de São Mateus. Também haverá reuniões de articulação com a Prefeitura de São Mateus, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Serviços em Meio Ambiente e Engenharia (CTA). Para Ana Angélica, a ideia é que o projeto inicie até o mês de julho.

O idealizador do projeto é o Wilson Fiorot, que além de médico e homeopata, é fitoterapeuta e pesquisador. O projeto conta com a parceria da Ufes/Ceunes, Faculdade São Mateus (Univc), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Amabarra e Sebrae.

Estiveram presentes na visita a secretária Ana Angélica Motta, a psicóloga Wilma Cardinali Alvarenga, Wilson Fiorot, José Fernandes Magnago de Jesus, Marilena Fernandes C. de Jesus, Benedito Matias Porto, além de comerciantes locais e pescadores.