10/08/2007 15h00 - Atualizado em 31/08/2018 09h21

Projeto de recuperação da orla é apresentado

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Eduardo Antônio Manatto Gimenes apresentou à comunidade de Conceição da Barra, durante uma audiência no auditório do Fórum de Conceição da Barra nesta sexta-feira (10 de agosto), o projeto de recuperação da orla e do bairro Bugia, elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária (INPH).

O projeto consiste na implantação de um espigão e quatro promotórios, também conhecidos como quebra mar para impedir o avanço do mar, como acontece toda vez de maré alta. Com a execução da obra, segundo o engenheiro, pelos próximos 100 anos não haverá risco de destruição da orla. “Vamos recuperar 50 metros de praia numa extensão de 1.700 metros de praia”, explicou.

Afirmou ainda que os técnicos do INPH definiram que serão necessários 180 mil metros cúbicos de pedra para a construção dos promotórios e o espigão, bem como a reposição de 1,2 milhões de metros cúbicos de areia para a recuperação total da praia. “Depois que esse trabalho estiver pronto, vai ser possível até implantar uma quadra de futebol de areia na orla de Conceição da Barra”, avisou Manatto.

O prefeito Manoel Pereira da Fonseca assegurou que, a partir de agora, as coisas ficam mais fáceis para conduzir os contatos visando a liberação dos recursos para a execução da obra. “Temos garantido da União R$ 8,5 milhão e do Governo do Estado R$ 5,5 milhão que dá para começar a obra, sem contar que a pedra já conseguimos e só precisamos de caçambas para transportá-las”, adiantou.

O engenheiro do DER assegurou que o Governador Paulo Hartung está entusiasmado com a conclusão do projeto e “tenho convicção de que até o final do mandato dele, estará aqui para inaugurar a obra que é um sonho do povo de Conceição da Barra”, concluiu.

Um público formado por representantes de entidades e representantes da sociedade, gerentes de bancos e políticos participou da reunião, bem como secretários municipais. “Fiquei entusiasmado com a consistência do engenheiro na explicação do projeto”, adiantou o gerente da Caixa Econômica Federal de Conceição da Barra, Helder Luiz Valim de Paula.