25/05/2015 12h04 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

Projeto “Teatro e Poesia nas Escolas” promove a cultura barrense e busca novos talentos

Com o objetivo de promover e difundir a cultura local, descobrir novos talentos artísticos e transmitir os acontecimentos da história barrense, a Administração Municipal, através das Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, deu início ao projeto “Teatro e Poesia nas Escolas”, coordenado pelo escritor e poeta Salomão da Silva Pinto. O projeto teve início em março de 2015, com uma oficina de dramatização e uma seleção de atores para comporem os grupos de cada unidade escolar.

Na Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) João Bastos Bernardo Vieira está sendo ensaiada a peça “Paz para os Mangues”, com um elenco formado por 15 alunos. Na EMEF Astrogildo Carneiro Setúbal a peça escolhida foi “O Auto das Barcas”, que será também encenada o por 15 integrantes. Já a EMEF Dr. Mário Vello Silvares, apresentará o espetáculo “A História de Um Pai Que Virava Bicho”, composto por 14 atores e um grupo de recital poético. Além de dirigir as produções, Salomão também atua nas peças. “Paz para o Mangue” é uma obra de sua autoria e “O Auto das Barcas” e “A História de Um Pai Que Virava Bicho” são adaptações do escritor barrense.

Para as apresentações será realizado um intercâmbio entre as escolas onde os grupos estão sendo formados, bem como, uma circulação por outras unidades escolares do município e um Festival de Teatro e Poesias no mês de outubro, para expor os novos talentos à comunidade. Salomão espera com este trabalho de base, direcionado aos adolescentes, “reacender a chama que nossa cidade possui para a arte, auxiliando na formação intelectual do cidadão barrense e em seu crescimento e enriquecimento cultural, através da descoberta de talentos e de potencialidades, para que a cultura do nosso município possa ser preservada e mantenha a sua tradição”.

Além de formar grupos nas escolas, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação pretendem selecionar atores para a criação de um grupo de teatro municipal, que terá suas encenações durante todo o ano, inclusive no período de férias, na alta temporada.

A HISTÓRIA DO TEATRO EM CONCEIÇÃO DA BARRA

Não é de hoje que o município assiste ao surgimento de barrenses com aptidão para a arte de interpretar. O teatro e a poesia sempre estiveram presentes na história de Conceição da Barra. Em 1875 foi inaugurado no município, então chamado de Barra de São Mateus, o primeiro teatro: Terpischore (musa da dança). O antigo Trapiche, que hoje abriga a Casa de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi palco de grandes espetáculos ensaiados pelo seu construtor João Bastos de Almeida Pinto, que também era poeta.

No final do século XIX, até por volta de 1945, quem coordenava o teatro no município era Manoel Duarte da Cunha, o autor da letra do hino municipal. Poeta e teatrólogo, “Seu Cunha”, como era mais conhecido, fundou um teatro na Rua Coronel Oliveira Filho, próximo ao antigo trapiche e o batizou com o mesmo nome do primeiro: Terpischore.

Nos anos 80, Maria do Socorro Galdino, Wilma de Fátima Araújo e o Grupo Pixinguinha de Teatro encenaram várias peças, destacando-se o espetáculo A Paixão de Cristo, que na Semana Santa tinha sua apresentação pelas ruas da cidade. Foi através deste grupo que os poetas Salomão da Silva Pinto (hoje Técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e Márcio Machado dos Santos descobriram suas aptidões para o teatro.

Em 1997, o Grupo de Teatro Bufão, de Vitória, esteve em Conceição da Barra, cumprindo a agenda de em um projeto de circulação que foi contemplado pela SECULT e formou o Grupo de Teatro de Rua “Renascer da Barra”, cujo elenco era composto por 58 integrantes e ensaiou o espetáculo “Farra na Barra”, que teve apresentações em no município e em outras cidades do estado. Nessa mesma época, Salomão e Márcio Machado fundaram o “Grupo Resg’arte de Teatro”, apresentando recitais poéticos e peças teatrais.

Cidade da poesia, do teatro e de tantas expressões artísticas, Conceição da Barra em todo seu histórico sempre teve pessoas que destacaram nessa área, é por isso que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação mantém os seus projetos nas escolas, motivando os nossos alunos a encontrarem o seu espaço na dança, no teatro, na poesia, na música ou nas manifestações culturais.