31/10/2008 14h57 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Quatro mil casas serão ligadas à rede de tratamento de esgoto

Um processo que se arrasta há mais de quatro anos, que visa beneficiar quatro mil casas da região de Santana, com uma estação de tratamento de esgoto está prestes a ser concretizado. Seria uma das grandes realizações da administração do prefeito Manoel Pereira da Fonseca, mas que só será concretizada ano que vem.

A estação de tratamento já deveria ter sido feita, entretanto, no final da administração do ex-prefeito Chico Donato, uma verba no valor de R$ 104 mil, destinada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção da estação de tratamento não foi bem aplicada e o município correu o risco de ter que devolver o dinheiro.

Foi quando o prefeito Manoel Pereira da Fonseca deu prosseguimento às articulações junto com a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Obras, revendo todo o processo que no momento está em fase de licitação para a montagem deu m reator e um biofiltro para, enfim, colocar em funcionamento a estação.

A obra ficará em torno de R$ 478 mil e o dinheiro já foi garantido, graças às articulações que foram feitas pela atual administração, revelou o secretário de Obras Paulo César Cabral, adiantando que a estação de tratamento vai beneficiar, além de Santana Velha, na região do morro, Antônio Lopes e futuramente Novo Horizonte.

De acordo com o secretário, a previsão é de que a licitação para a compra dos equipamentos está prestes a ocorrer, havendo previsão de que a obra seja concluída até o final do ano. “Isso se não houve contratempo”, afirma Paulo Cabral.

O prefeito Manoel pé de Boi enfatizou que deixa o mandato no final do ano com a certeza do dever cumprido. “Essa obra da estação de tratamento de esgoto de Santana vai melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias. Portanto, será um marco importante da nossa administração, mesmo que por algum motivo não ficar concluída em nosso mandato”, explicou o prefeito na certeza de que espera a conclusão da obra até o final de dezembro.

A estação de tratamento, de acordo com o secretário Paulo Cabral terá capacidade de uma vazão de cinco litros pro segundo de resíduos.