03/05/2016 16h23 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Salinização do Rio Cricaré provoca novo racionamento de água em Conceição da Barra

Os efeitos da crise hídrica e da longa estiagem voltam a ser sentidos pela população de Conceição da Barra. Com o aumento da salinização do Rio Cricaré, a partir desta quarta-feira, dia 04 de maio de 2016, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) dá início a um novo período de racionamento, assegurando o fornecimento de água, na Sede do Município, apenas durante o período diurno, das 07 às 17 horas.

A informação foi transmitida à Prefeitura no início desta tarde, quando o Gestor da Cesan em Conceição da Barra, Aires Monteiro, encaminhou o comunicado oficial da concessionária aos cuidados do prefeito. Desde o mês de outubro de 2015, a Cesan e a Prefeitura tem mantido contato constante na transmissão de informações sobre o abastecimento de água e a necessidade de se adotar o consumo consciente tanto nas residências quanto no desenvolvimento das diversas atividades econômicas.

Em 29 de dezembro de 2015, o prefeito Jorge Donati expediu o Decreto nº 4.765/15, dispondo sobre o uso dos recursos hídricos no território de Conceição da Barra. Utilizar a mangueira para lavar calçadas e veículos, brincar ou desperdiçar água foram algumas das ações que passaram a ser consideradas infrações graves pelo decreto expedido pelo Executivo Municipal.

As averiguações dos possíveis abusos continuam sendo realizadas pela Gestão Integrada de Fiscalização Municipal (GIFIM) e as denúncias podem ser encaminhadas pelos telefones: (27) 98884-7585, 98878-9775 (Defesa Civil) ou 98878-9773 (Meio Ambiente).

ADOTE O CONSUMO CONSCIENTE
Faça a sua parte e adote uma postura consciente e responsável, seguindo algumas dicas de economia de água:

1. No Banho, evite ficar com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. Escove os dentes utilizando um copo e economize até 3 litros de água.

2. Feche bem as torneiras e economize de 12 a 20 litros/minuto. Uma torneira pingando pode desperdiçar até 1.380 litros por mês. Já um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

3. Não deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a sempre tampada.

4. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez, assim é possível economizar mais de 100 litros de água.

5. Regue as plantas pela manhã ou à noite, evitando a evaporação. Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

6. Lavar o carro com uma mangueira gasta pelo menos 600 litros de água. Use o balde para ensaboar e enxaguar.