01/10/2014 12h42 - Atualizado em 31/08/2018 10h01

Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção nas escolas do município

A Secretaria Municipal de Saúde realizou duas importantes ações de prevenção nas escolas da rede municipal de ensino, ao longo do último mês de setembro. A culminância das atividades aconteceu entre os dias 22 e 26 de setembro, com a semana de campanha de HPV e tracoma, em todas as unidades escolares do município. Além da adesão às campanhas nacionais, as ações preventivas são uma preocupação constante da Administração Municipal, que orienta os moradores a adotarem hábitos saudáveis, realizar o acompanhamento médico periódico e manter o esquema de vacinação sempre atualizado.

A campanha do Tracoma, desenvolvida pela equipe da Vigilância Epidemiológica e enfermeiros das Unidades de Saúde do município, avaliou aproximadamente 4.000 estudantes e os funcionários das escolas públicas municipais. O objetivo da avaliação era o diagnóstico precoce do tracoma, doença que acomete os olhos e que se não for tratada pode levar à cegueira.

As escolas do município também sediaram a segunda etapa da vacinação contra o HPV, vírus que aumenta a possibilidade de desenvolvimento do câncer de colo do útero, o que mais mata mulheres no Brasil. Durante o período, 644 meninas, com idade entre 11 e 14 anos incompletos, foram vacinadas, recebendo a primeira e a segunda doses. É importante que todas as garotas recebam três doses da vacina, pois só assim o esquema de imunização estará completo. A vacina é completamente segura e ainda está disponível em todas as Unidades de Saúde do município.