18/01/2017 16h22 - Atualizado em 31/08/2018 09h41

Secretaria Municipal de Saúde presta esclarecimentos sobre a Febre Amarela

Embora Conceição da Barra não esteja entre os municípios com risco de surto de febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que encaminhe doses da vacina para a imunização das pessoas que pretendem viajar para as áreas de risco.

A medida é preventiva e demonstra a preocupação do município com a saúde de moradores e visitantes, tendo em vista o crescente fluxo de turistas de todo o Brasil, em Conceição da Barra, durante a temporada de Verão. Os primeiros casos da doença foram registrados nos estados de Minas Gerais e Bahia e agora também existe a suspeita de quatro casos no Estado do Espírito Santo, porém nenhum ainda confirmado.

Pelo menos 500 mil doses da vacina já foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para fazer o bloqueio e imunização contra o vírus, no Espírito Santo. Inicialmente, apenas os 23 municípios capixabas que fazem divisa com Minas Gerais receberiam as vacinas, além dos municípios onde houve mortes de macacos. Com a suspeita de casos em Muniz Freire, Conceição do Castelo e São Roque do Canaã, esses municípios também foram incluídos no roteiro de vacinação.

Vale lembrar que além de Conceição da Barra não ser considerada área de risco, a Secretaria Municipal de Saúde busca incessantemente desenvolver ações voltadas para a Vigilância em Saúde, através de combate e controle dos mosquitos e de acompanhamento dos Cartões de Vacina de toda a população.

O Estado de Minas Gerais possui a vacina em seu calendário de imunização, conforme preconizado Ministério da Saúde, sendo assim, as pessoas que apresentarem em seus cartões o esquema de duas doses completas já estão imunizadas. Segundo informações da Sesa, os capixabas que não vão viajar para áreas endêmicas, não precisam se vacinar.

SINTOMAS
Os sintomas da febre amarela começam de forma repentina e inicialmente são muito semelhantes ao de uma gripe comum: febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, e prostação. Com a evolução da doença, o paciente começa a apresentar náuseas, vômito, fezes na cor de “borra de café”, pele e olhos amarelados. Ao sinal desses sintomas é preciso buscar atendimento médico, pois a doença pode levar à morte.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos Haemagogus, Sabethes e Aedes Aegypti. Quando o mosquito pica um macaco ou pessoa infectada pelo vírus, torna-se capaz de contaminar outros primatas e o homem. Por isso a orientação é utilizar diariamente repelente, ser vacinado e eliminar os mosquitos transmissores da doença.