18/05/2009 12h25 - Atualizado em 31/08/2018 09h49

Semana Hermógenes atrai centenas de turistas a Itaúnas

As mais profundas raízes da história e cultura de Conceição da Barra foram resgatadas neste final de semana durante a 3ª edição da Semana Hermógenes, realizada entre os dias 15, 16 e 17 de maio, na vila de Itaúnas.

O evento é uma homenagem ao folclorista, historiador e escritor da região, Hermógenes da Fonseca, que se tornou parte da história do folclore capixaba por sua importante participação no cenário cultural do Estado.

Passaram pela vila nos três dias de programação, o prefeito Jorge Donati, a sub-secretária de Estado da Cultura, Anna Saiter, o representante da Comissão de Folclore Espírito Santense, Eliomar Mazoco, o coordenador estadual do Patrimônio Imaterial, Condebalde de Menezes Borges, além de outras autoridades.

Centenas de pessoas prestigiaram a programação, composta por apresentações folclóricas, jongo de Itaúnas, Ticumbi de Santa Clara, Capoeira, além do ofício rezado pela comunidade quilombola de Angelim I e o encontro de violeiros na praça central.

A venda de pratos típicos da culinária barrense foi organizada pela diretoria da Associação de Moradores de Itaúnas. A verba arrecadada será em benefício a duas crianças de Itaúnas que estão com problemas de saúde.

A Semana Hermógenes é uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura.A Associação de Folclore de Conceição da Barra apoiou a iniciativa.

Assembléia da Associação de Folclore

No dia 16, durante a programação da Semana Hermógenes, foi realizada a Assembléia Ordinária da Associação de Folclore. Na ocasião, foram prestadas as contas dos últimos recursos captados pela associação.

Ainda durante a Assembléia, os grupos folcloristas foram contemplados com a entrega das indumentárias.

O prefeito Jorge Donati prestigiou o encontro. Durante seu pronunciamento, garantiu que a prefeitura de Conceição da Barra vai apoiar eventos culturais desta importância. “A Semana Hermógenes é uma atividade de extrema importância no calendário de eventos de Conceição da Barra. A PMCB apóia todas estas manifestações e pretende fazer mais, com investimentos para o resgate dos grupos folclóricos mirins”, anunciou.