12/03/2008 13h22 - Atualizado em 31/08/2018 09h46

TCES será rigoroso com gastos de prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) vai adotar uma política mais rigorosa para fiscalizar a aplicação de recursos dos convênios estabelecidos pelas prefeituras municipais. O alerta foi dado pelo professor Lourival Antônio Cristofoletti que fez palestra com o tema: “Melhoria da Comunicação Organizacional”.

Lourival abriu o ciclo de palestras promovido para funcionários da Prefeitura de Conceição da Barra mediante convênio com a Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (ESESP), realizado do dia seis a oito de março no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Vila dos Pescadores.

Explorando o tema da palestra o professor passou aos servidores a importância de compartilhar os seus conhecimentos e o seu aprendizado com os colegas de trabalho. “Prepare-se para, depois, na sua Unidade de lotação, ser o multiplicador dos conceitos com a sua equipe, atuando como um energizador e um difusor de conhecimentos, descobertas e aprendizados”, alertou.

Participaram ainda como palestrantes o ex-procurador geral do Estado no início da administração Paulo Hartung e atualmente auditor do Tribunal de Contas, Carlos Hanna de Macedo que falou da Importância do Controle Interno, destacando que “ninguém gosta de ser fiscalizado e tampouco de ter seus atos avaliados”. Ele voltou a lembrar o rigor com que o Tribunal de Contas vai cuidar da fiscalização dos recursos destinados às prefeituras.

O auditor interino da Auditoria Geral do Estado, Wanderlei Antônio Marinato falou da importância do ordenador de despesas, no caso o prefeito usar de critérios bem rigorosos na compra de bens e serviços, lembrando que “quem compra mal, compra mais de uma vez e, pior, com dinheiro público”, alertou.

Wanderlei falou sobre Licitações, Sistemas de Compras e Registro de Preços destacando que o objetivo de sua palestra era contribuir para o desenvolvimento de habilidade gerencial no planejamento, monitoramento e controle do processo de compras, utilizando-se de ferramentas gerenciais para formulação de estratégias, de modo a promover a racionalização dos recursos públicos.

No último dia pela manhã, das 9 horas às 13 horas a palestra sobre Formalização de Processos e Procedimentos Administrativos, foi com Maria Ivonete Thiebaut; e Gestão e Análise de Obras Públicas das 14 as 18 tendo como palestrante Alberto Sayão, auditores geral do Estado.