A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e agora vai até o dia 9 de junho. A decisão foi tomada devido à baixa cobertura vacinal nos municípios brasileiros. A campanha estava prevista para terminar na última sexta-feira (26), mas com a prorrogação do prazo, aumentam as chances de se atingir à meta de imunização de 90% dos grupos prioritários.
Apesar de o município ter aderido ao Dia D de Vacinação, no dia 13 de Maio, até as 17 horas dessa sexta-feira, apenas 5.421 pessoas procuraram os postos de vacinação e foram imunizadas no município, ou seja, 56% do público-alvo.
De acordo com as informações repassadas pelas Unidades de Saúde, a adesão do público-alvo está em 45% entre as crianças; 52% entre os trabalhadores de saúde; 42% entre as gestantes; 127% entre as puérperas e 64% entre os idosos.
É importantíssimo que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas no inverno, que começa no dia 21 de junho, quando o vírus da Influenza começa a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.
Vale lembrar que o quantitativo de doses de vacinas recebidas é para atender ao grupo prioritário, que tem mais chance de ter a doença agravada baseado em dados epidemiológicos.
==== PÚBLICO-ALVO ====
A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 17 de abril para crianças de seis meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS (hipertensão arterial, diabetes, obesidade) deverão se dirigir aos postos em que estão vinculados e levar a receita médica dos medicamentos que utilizam.
Quem perdeu o cartão de vacinação e está do grupo prioritário, pode comparecer ao local de vacinação com um documento de identificação com foto e algum documento que comprove que faz parte do grupo.
==== ONDE SE VACINAR ====
SEDE
- Estratégia Saúde da Família de Marcílio Dias, de segunda a quinta-feira, de 13h às 16:30h e, na sexta-feira, de 07:30h à 11h
- Estratégia Saúde da Família de Santana, de segunda a sexta-feira de 7:30h às 11h
ITAÚNAS
- Estratégia Saúde da Família de Itaúnas, de segunda a sexta-feira de 7:30h às 11h
SAYONARA
- Estratégia Saúde da Família de Sayonara, de segunda a sexta-feira de 7:30h às 11h e de 13h às 16h
BRAÇO DO RIO
- Estratégia Saúde da Família de Braço do Rio, de segunda a sexta-feira de 7:30h às 11h e de 13h às 16h
COBRAICE
- Estratégia Saúde da Família de Cobraice, de segunda a sexta-feira de 7:30h às 11h e de 13h às 16h
Os pacientes acamados receberam a vacinação em casa, as Equipes de ESF estão vacinando esse público de acordo com o cronograma de cada equipe.
Texto: Daniester Braga – SEMS/PMCB