17/03/2015 15h01 - Atualizado em 31/08/2018 09h35

Vacinação contra o HPV já está sendo realizada nas escolas do município


Alunas da rede pública de ensino, com idade entre 09 e 11 anos, vão receber a primeira dose da vacina contra o HPV nas escolas do município, ao longo do mês de março. A ação está sendo promovida numa parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, tendo como objetivo a intensificação da imunização contra o vírus que é o maior responsável pelos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

Na data em que ocorrer a vacinação na escola, a menina deverá levar a sua caderneta de vacinação, além de uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis. Quem preferir pode conduzir as meninas desta faixa etária até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. O importante é que as crianças não deixem de receber a imunização.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Para que as meninas estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV no esquema recomendado abaixo:

1ª DOSE: a dose inicial está sendo ofertada para meninas de 09 a 11 anos de idade em escolas e unidades de saúde, a partir do dia 02 de março de 2015;

2ª DOSE: será administrada seis meses após a 1ª dose, em escolas e/ou unidades de saúde;

3ª DOSE: a última dose será administrada cinco anos após a 1ª dose, nas Unidades de Saúde.

A vacina contra HPV é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves, pouco frequentes (em apenas 10 a 20% dos casos) e podem incluir dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa. Desmaios podem acontecer depois da aplicação de qualquer vacina, especialmente em adolescentes e adultos jovens, portanto, as meninas devem ser vacinadas sentadas e não realizar atividade física por, pelo menos, 15 minutos após a administração da vacina.

As adolescentes com até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra HPV também podem ser imunizadas. Já quem recebeu a primeira dose, mas ainda não tomou a segunda, poderá ser vacinada mesmo que já tenha completado 14 anos.