16/04/2020 18h10

COMDECA se reúne para deliberar medidas de proteção a Criança e ao Adolescente no período de isolamento social

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA), reuniu-se nessa segunda-feira (13) na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para tratar de pautas voltadas para proteção dos direitos da criança e do adolescente. A reunião que durou cerca de duas horas e deliberou sobre ações que serão executadas por meio dos Conselhos Tutelares da Sede e de Braço do Rio para a orientação das famílias no período de pandemia, afim de prevenir casos de violência doméstica.

Outra medida em discussão é a ação a ser executada em parceria com a Secretaria de Educação com a distribuição de kits da merenda escolar para as famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como a abordagem e a distribuição de materiais informativos sobre cuidados e prevenção do Covid-19, violência doméstica e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O presidente do COMDECA, Augusto Carlos de Oliveira Caldas, relata que essas medidas de proteção são primordiais neste momento em que as famílias estão em quarentena. Ele também destacou a importância de começar desde já a campanha Faça Bonito, movimento tradicional que acontece no mês de maio e visa o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil.