13/10/2019 15h06 - Atualizado em 14/10/2019 10h22

CONCEIÇÃO DA BARRA ADERE AO PROGRAMA AGENDA MULHER E LANÇA MAIS DE 600 VAGAS EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

A Administração Municipal de Conceição da Barra aderiu, nessa sexta-feira (11), ao Programa Agenda Mulher, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria. A solenidade de adesão aconteceu em dois momentos, no Auditório da Prefeitura e no Centro Integrado de Ensino Complementar (CIEC), e foi marcado por discursos emocionados e engajados.

O Programa Agenda Mulher visa a oferta de possibilidades de empoderamento e empreendedorismo para a mulher capixaba e traz uma série de oficinas e cursos de capacitação para a população feminina de Conceição da Barra. Neste primeiro momento, o Agenda Mulher municipal está oferecendo vagas nos cursos do QualificarES Mulher, em parceria com Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação em Educação Profissional (Secti), e do Programa Ela Pode, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, que tem o apoio do Google.

Ainda no Auditório da Prefeitura de Conceição da Barra, quando o programa era apresentado aos secretários municipais, vereadores e prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Prodnorte, as vereadoras Mirtes Eugênia e Luciara da Silva e a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, relataram os desafios que enfrentam na vida pública por serem mulheres. Presentes na solenidade, o deputado estadual Eustáquio Freitas e o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, abriram mão de suas falas para que as mulheres pudessem se manifestar.

A vice-governadora Jaqueline Moraes contou sobre a sua experiência de superação, desde a época de vendedora ambulante até a posição de primeira mulher a ocupar o Governo do Estado do Espírito Santo. Ela explicou que o papel da vice-governadora é representar o Governo e eventualmente substituir o governador, mas que ao tomar posse viu que era possível ir além.

“Eu pensei: isso é muito pouco! Eu preciso fazer mais pelas mulheres capixabas. As mulheres sempre estão na invisibilidade e nós estamos trabalhando para melhorar isso. Por isto, criamos este Programa Agenda Mulher, que é coordenado pela Vice-Governadoria, mas que é transversal e envolve a agricultura, a saúde, a educação e muito mais” afirmou a vice-governadora.

Jaqueline parabenizou o prefeito Francisco Vervloet, o Chicão, por aderir ao Programa Agenda Mulher e por ter a mesma sensibilidade do Governador Renato Casagrande, que acredita que as mulheres devem ter a oportunidade de andarem lado a lado com os homens, tendo a sua importância reconhecida e os seus direitos respeitados.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Após a assinatura do termo de adesão do município de Conceição da Barra ao Programa Agenda Mulher, aconteceu o lançamento do Programa de Qualificação Profissional desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. Serão oferecidas 320 vagas em oficinas e cursos.

O prefeito Chicão destacou que esta é a quinta edição de oferta dos cursos de qualificação, que vem sendo lançados na última década. “Esses cursos de capacitação podem transformar a vida das pessoas, qualificando-as para entrar ou voltar ao mercado de trabalho, mas isso é uma conquista que depende de cada um. Desde o momento da inscrição, do processo de seleção, até a realização das provas e a conclusão da formação, tudo depende da vontade de cada um”, afirmou o prefeito.

As inscrições para os cursos e oficinas do Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social já estão abertas e devem ser feitas, até o dia 17 de outubro, nos CRAS da Sede, de Santana e Braço do Rio. Para realizar a inscrição é preciso levar cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência (mínimo 02 anos de moradia no município), Folha Resumo do NIS (registro mínimo 02 meses antes da inscrição). As vagas são para operador de empilhadeira; assistente de planejamento, programação e controle de produção; montagem e acabamento de veículos automotores; costureiro industrial; mecânico de máquinas industriais; preparador de superfície para pintura automotiva e montagem e produção de veículos automotores.

Já as inscrições para os cursos do Programa Agenda Mulher Municipal obedecem aos seguintes prazos:

QualificarES Mulher seguem até o dia 17 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo site: www.qualificar.es.gov.br. O resultado da classificação para esses cursos será divulgado na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro. São 90 vagas no módulo gastronomia que tem início no dia 22 de outubro e duração de 80 horas.
As vagas são para: Curso de doces e compotas (Itaúnas)
                            Curso de salgados (Santana)
                            Curso de confeitaria (Braço do Rio).

O Ela Pode também estão com as inscrições abertas até dia 18 de outubro e o curso será realizado dia 19, no auditório do CRAS Quilombola e tem duração de 8 horas. O conteúdo a ser ministrado é sobre Liderança, Comunicação, Networking, Finanças e Ferramentas Digitais. As inscrições para os cursos do "Ela Pode" também devem ser feitas a partir do seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGADHwPvfxYH5qsgoneacyVBLQuHaFvWWXUf0Fi_1boL5Pbg/viewform;