05/06/2020 17h38 - Atualizado em 05/06/2020 17h39

CONCEIÇÃO DA BARRA MONITORA DANOS AMBIENTAIS NO RIO ITAÚNAS, APÓS ACIDENTE OCORRIDO NA BR-101

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente, acompanhada pela Gestão Municipal de Seguranças e Defesa Civil, realizou, na tarde da última quinta-feira (04/06), uma vistoria conjunta para avaliação e monitoramento dos danos ambientais sobre o Rio Itaúnas, logo após um acidente rodoviário ocorrido na BR-101.

Uma carreta carregada de óleo lubrificante tombou sobre a ponte da divisa entre os municípios de Pinheiros, Pedro Canário e Conceição da Barra, causando interdição parcial de rodovia em função de tombamento de veículo e derramamento da carga.

O setor de acidentes ambientais do IEMA foi acionado e por se tratar de atividade de impacto intermunicipal, lavrou dois Autos de Infração contra a empresa responsável pela carga que imediatamente acionou serviços técnicos e operacionais especializados para realização da limpeza e descontaminação das áreas impactadas.

Apesar dos danos constatados no momento da vistoria, acredita-se que será importante e necessário o monitoramento do corpo hídrico afetado para avaliar novas medidas de reparação ambiental que serão cobradas a empresa responsável.

A maior preocupação é os resíduos chegarem no Parque Estadual de Itaúnas, o que poderia causar significativo danos ambientais nessa área especialmente protegida.