15/08/2023 09h00 - Atualizado em 15/08/2023 14h58

CRAS QUILOMBOLA SEDIARÁ MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO DE TRABALHADORAS RURAIS DO MDA

O CRAS Quilombola “Negro Rugério” localizado no território de Santana (sede do município), sediará o “Mutirão de Documentação de Trabalhadoras Rurais” organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sendo esta uma importante política pública direcionada às mulheres e que está sendo retomada neste governo.

Este mutirão acontecerá nos dias 17,18 e 19 de agosto nos horários de 8 às 16 h, na ocasião, as mulheres residentes nas 39 comunidades rurais deste município poderão dar o primeiro passo para o ingresso à cidadania, aos direitos sociais e trabalhistas e às políticas públicas.

Serão ofertados os seguintes atendimentos / emissão de documentos: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescadora (Registro Geral de Pesca), Cadastro Nacional da agricultura Familiar (CAF), Contrato de Concessão de Uso; CadÚnico; Contrato de Concessão de Uso (CCU), atualização cadastral e CAF para assentadas da reforma agrária, Detran, entre outros.

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, foi encarregada pelo MDA, de viabilizar toda a estrutura do evento, para isto já está mobilizando sua equipe com o intuito de divulgar o evento para as mulheres rurais do município, e as incentivarem a participar desta oportunidade de terem acesso aos documentos civis, trabalhistas e previdenciários.

Nesta primeira fase, este mutirão acontece em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e demais parceiros nas esferas federal, estadual e municipal. Aqui no Estado do Espírito Santo, além de Conceição da Barra, os mutirões acontecerão nas cidades de São Mateus e Aracruz. A escolha dessas cidades, além da abrangência pela Sudene, considerou também a relevante presença de agriculturas familiares, quilombolas, pescadoras e assentadas da reforma agrária na cidade.