08/07/2022 15h46

I Oficina Participativa para atualização do PMMA é realizada em Conceição da Barra

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), em parceria com a Secretaria de Educação, e a Sociedade Amigos por Itaúnas (SAPI), realizou no dia 21 de junho, das 08:00 às 12:00, no auditório da Prefeitura de Conceição da Barra, a I Oficina Participativa para atualização do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra foi aprovado em 06 de junho de 2016, pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), e está em processo de atualização. O Plano Municipal da Mata Atlântica instituído pela Lei nº 11.428/06, Lei da Mata Atlântica, é uma importante ferramenta de análise baseada em Sistema de Informação Geográfica, que colabora para o Desenvolvimento Sustentável do Município. O objetivo do PMMA em Conceição da Barra é fomentar a elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica em outros Municípios do Estado do Espírito Santo, contribuindo para o fortalecimento da gestão local participativa, e efetivação da Lei nº 11.428/2006, além de promover o aumento da cobertura florestal.

A Oficina ministrada pela equipe da SAPI permitiu discutir junto aos participantes quais os desafios e as oportunidades para a conservação e restauração da Mata Atlântica em Conceição da Barra, sendo o diagnóstico do PMMA o foco da I Oficina.

Participaram do evento, membros do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Associação Quilombola de Santana, da empresa Suzano, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, da Câmara Municipal Legislativa de Conceição da Barra, da Sociedade Amigos por Itaúnas (SAPI), do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), e da Organização Não Governamental Ekobé Brasil, além de servidores públicos da SMDEMA e da Secretaria Municipal de Educação. Entretanto, o convite para participação na Oficina foi aberto a toda sociedade.

Vale ressaltar que o PMMA é um instrumento que congrega todos os setores da política ambiental do município em torno da conservação e recuperação da Mata Atlântica.