- Início
- A Cidade
- Notícias
- Transparência
- Portal do Contribuinte
- Portal do Servidor
- Ouvidoria
- COVID-19
A Prefeitura de Conceição da Barra iniciou a elaboração do Plano de Contingência e Emergência, documento que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres naturais, em todo o território municipal. O estudo traça um panorama sobre as principais ocorrências emergenciais e desastres naturais, ao longo dos anos, e destaca os alagamentos de áreas abaixo do nível do mar, além da erosão costeira e às margens do Rio Cricaré como as crises mais recorrentes.
Além do detalhamento dos problemas enfrentados no território barrense, o Plano de Contingência e Emergência de Conceição da Barra (PCECB) também estabelece as atividades, ações, alertas e atores a serem envolvidos nos casos em que seja necessária a adoção de medidas emergenciais ou estado de situações de calamidade parcial ou total. A definição desses parâmetros facilitarão o contingenciamento das eventuais crises de interesse da Defesa Civil, salvaguardando a segurança da população e do meio ambiente de fenômenos de ordem natural e ou humana.
Uma vez que as ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução dependem da ampla participação da comunidade, está aberto, até o dia 03 de junho de 2019, a consulta pública para a elaboração do Plano de Contingência e Emergência de Conceição da Barra.
Aqueles que quiserem contribuir com a construção deste importante documento devem baixar a versão preliminar do plano, através deste link. O envio de sugestões de inclusões ou alterações deverá ser feito após o preenchimento do Formulário de Avaliação do PCECB, disponível neste link.
As dúvidas sobre o plano podem ser sanadas junto à Coordenação Municipal de Defesa Civil, pelo telefone (27) 98878-9775, e as contribuições à elaboração do PCECB devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal: ouvidoria@conceicaodabarra.es.gov.br.