29/05/2019 15h41 - Atualizado em 31/05/2019 15h42

2ª Conferência Pedagógica de Educação Ambiental acontece em Conceição da Barra

Gestores escolares da rede pública municipal de Conceição da Barra participaram, na última segunda-feira (27), da II Conferência Pedagógica de Educação Ambiental em Conceição da Barra, realizada no auditório da Secretaria de Educação.

Entre o público presente estavam diretores e pedagogos da rede municipal, membros do Projeto Comunidade Participativa, da Polícia Militar Ambiental e servidores das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, além de representantes do CEUNES/UFES – campus São Mateus, dentre esses o Diretor do CEUNES, Luiz Fávero. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram das atividades propostas pelo evento.

A idealização da Conferência surgiu do Grupo de Trabalho “Política de Educação Ambiental - GPEA”, formado por membros das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, da UFES – Campus São Mateus, por meio do Laboratório de Educação Ambiental (LabEA) e do Centro Sociocultural Araçá. A II Conferência teve como objetivo fazer uma devolutiva sobre a aplicação do Curso de Extensão em Educação Ambiental: Fundamentos e Práticas, realizado em 2018, sendo a devolutiva apresentada pela Mestranda em Gestão Pública, Paola Brandão.

Conforme GPEA, o tema para palestra foi escolhido por ser imprescindível a sensibilização desses profissionais, uma vez que o Professor Doutor da UFES, Marcos Teixeira, fez a abordagem da Educação Ambiental no Ensino Formal, contribuindo para com a formação e atuação de multiplicadores dentro do ambiente escolar.

Vale destacar que as conferências pedagógicas são um valioso registro das ideias e que têm um papel educativo e formativo ao fomentar a disseminação do conhecimento, pois reúnem pessoas para discutir temas relevantes da atualidade.

*Texto: Iara Rodrigues dos Santos - Técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente