29/07/2020 00h35

A Prefeitura de Conceição da Barra através da Secretaria Municipal de Assistência Social capacita servidores

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Conceição da Barra capacitou 35 funcionários que atuam na linha de frente dos atendimentos nos Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS .

Ao todo foram duas etapas de capacitação, a primeira ocorreu no dia 21/07, no CRAS de Braço do Rio para Coordenadores, Assistente Sociais, Psicólogas, e Pedagogas dos CRAS com a presença de 16 servidores. O tema da capacitação foi Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, assunto de extrema importância por se tratar de um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). Esse serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

A palestrante foi a Psicóloga Renata Gambarini, referencia no assunto em outro município que durante as 05 horas de capacitação instruiu e exemplificou o tema de forma clara e objetiva.

Nayara Ferraz, Assistente Social e gerente da Proteção Social Básica de Conceição da Barra disse que a capacitação dos profissionais de nível superior é importante para melhorar o desempenho dos serviços executados no âmbito dos CRAS do nosso município. “Quem aprende somos nós, mas os mais beneficiados são os nossos usuários”.

A segunda capacitação ocorreu na ultima sexta-feira (24/07), no CRAS Quilombola Negro Rugério, localizado no Bairro Santana – Conceição da Barra e teve como objetivo instruir as recepcionistas e também novos funcionários. Desta vez, funcionários de nível médio e superior se fizeram presentes. A Capacitação durou cerca de 08 horas e teve como tema A Política Nacional de Assistência Social - PNAS, o Desenvolvimento das Atividades do CRAS e Instrumentais. Temas de grande importância, pois o CRAS é a principal porta de entrada para os serviços do SUAS –Sistema Único de Assistência Social.

Os palestrantes da capacitação foram as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, que além de informar e orientar, proporcionaram um rico  momento de troca de experiência.

Alciza Rodrigues de Oliveira, Secretaria Municipal de Assistência Social, diz que é meta da gestão municipal melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão barrense, e com as capacitações as equipes ganharam conteúdo para por em prática um atendimento de qualidade nos quatro CRAS do município, finalizou sua fala agradecendo o empenho dos servidores da Assistência, principalmente das equipes técnicas que organizaram as capacitações.