16/02/2020 11h07 - Atualizado em 16/02/2020 13h30

VICE-GOVERNADORA PALESTRA PARA AS ALUNAS DO AGENDA MULHER E QUALIFICAR ES MULHER, EM CONCEIÇÃO DA BARRA

A Secretária de Assistência Social Fernanda Braumer, deu início as atividades. Sob o título "Mulheres no Comando", Fernanda dialogou sobre o empreendedorismo e empoderamento feminino para um público de 150 mulheres, em Conceição da Barra, na manhã desta quinta-feira (13).

Em seguida a vice-governadora deu as boas-vindas às 90 alunas dos cursos dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher, que já beneficiou outras 95 mulheres barrenses, em 2019. O prefeito Francisco Vervloet, o secretário de Estado da Agricultura, vereadores, secretários municipais e demais autoridades estaduais também prestigiaram o evento.

Na palestra realizada no CRAS Quilombola Negro Rugério, Jaqueline Moraes falou sobre o Programa Agenda Mulher, iniciativa coordenada pela Vice-Governadoria do Estado, que se integra com diversas secretarias estaduais, com o objetivo de promover visibilidade para as mulheres capixabas, partindo da oferta de capacitação em diversas áreas. Dentre os parceiros desse investimento na profissionalização feminina está o Programa Qualificar ES Mulher, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

A vice-governadora destacou que o empreendedorismo pode ser usado como uma ferramenta de transformação social e de empoderamento feminino. “A execução do programa Agenda Mulher em Conceiçao da Barra serve de exemplo para os demais municipios. A parceria firmada com a Secretaria de Assistência Social vem desempenhando muito bem, difundindo nosso objetivo é fortalecer, dar visibilidade e empoderar as mulheres capixabas através do empreendedorismo emocional, social e político. É mostrar como a mulher pode se reconhecer na sociedade como um ser igual aos demais”, completou Jaqueline Moraes.

Abrindo o aulão, com o título a Secretaria Municipal de Assistência Social, Fernanda Braumer, palestrou sobre “Mulheres no Comando”, destacando os espaços que a população feminina vem dominando com sua competência, dedicação e coragem. “O empoderamento feminino é um processo crescente na sociedade e traz o desafio constante que é a conciliação da vida doméstica, os estudos e o trabalho como fonte de renda”, detalhou a secretária Fernanda Braumer “Entretanto, nós não podemos recuar e precisamos enfrentar as adversidades, às vezes até a violência, mas é apenas por este caminho que estaremos no comando de nossas vidas, inspirando outras mulheres”, completou.

INÍCIO DOS CURSOS
A primeira etapa dos cursos presenciais dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher 2020, em Conceição da Barra, começou na última terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2020. Ao todo estão sendo ofertadas 60 vagas no curso de salgadeira, sendo 30 cursistas atendidas no CRAS de Itaúnas e outras 30, no CRAS de Braço do Rio. E mais 30 mulheres compõem a turma do curso de bolos e suas variações, ofertado no CRAS Quilombola.

As aulas estão sendo ministradas pela gastróloga e professora de gastronomia, Kenya Cristina de Souza e acontecem sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Os cursos realizados nos turnos matutino e vespertino (Itaúnas e Sede) tem uma carga horária total de 120 horas e o curso ministrado no turno noturno (Braço do Rio) soma um total de 90 horas.