12/11/2019 19h25 - Atualizado em 13/11/2019 18h09

AÇÕES DE LIMPEZA CONTINUAM NAS PRAIAS DE CONCEIÇÃO DA BARRA, SOB COMANDO DA MARINHA DO BRASIL

Foto: Fernando César Fortunato Costa
Ao longo desta terça-feira (12), continuaram sendo realizadas as ações de limpeza nas praias do município de Conceição da Barra que foram atingidas pela chegada de fragmentos do óleo derivado de petróleo. O comando das atividades está a cargo da Marinha do Brasil, que atua em parceria com órgãos estaduais, municipais e voluntários.
O Gabinete de Gestão de Crise montou uma sala especial no Setor de Limpeza Pública para dar suporte às equipes que estão atuando diretamente no enfrentamento do problema. No espaço, localizado em frente à Sede dos Correios, estão acontecendo as reuniões de planejamento das ações. É desta sala que também saem os equipamentos utilizados na coleta do óleo e as orientações aos servidores municipais e voluntários que apóiam o trabalho do Comando Unificado.
O grande desafio encontrado na retirada dos resíduos tem sido o diminuto tamanho das partículas do poluente, por isso a equipe que está em campo testou várias formas de coleta, desde a manual, até a utilização de vassouras e rolos improvisados. A boa notícia é que a contenção instalada na foz do Riacho doce cumpriu o seu papel e o curso d’água não foi atingido pelo óleo.