30/01/2020 14h40

ANO LETIVO DE 2020 COMEÇA COM MUDANÇAS NO CURRÍCULO ESCOLAR

A inserção de um novo currículo que norteará a Educação do Estado do Espírito Santo e deste município trará mudanças pedagógicas significativas. Conceição da Barra faz parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) e fez adesão ao Currículo Capixaba.

Em 2019 a Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação do PAES desenvolveu uma ampla formação com diretores de escolas, pedagogos e professores de todos os segmentos para a inserção das especificidades do município de Conceição da Barra.

Diferente do currículo anterior, o novo currículo tem como ponto principal a visão didática da educação sobre o educando, reconhecendo-o como ser sócio-emocional único no processo de ensino e aprendizagem. “Não há mais a separação de conteúdos por disciplina, pois as habilidades dialogam nos diversos componentes curriculares que fazem parte da vida do educando, priorizando um aprendizado mais significativo” relatou Leila Vasconcelos – Coordenadora Municipal do PAES.

Como parte integrante deste currículo, a inserção do Ensino Religioso tem a função educacional, enquanto parte integrante da formação básica do cidadão, de assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa, sem proselitismos.  Esses princípios e fundamentos são assegurados pela Constituição Federal de 1988, pela LDB.

Em 2010 as Resoluções  nº 04 e 07 CNE/CEB, reconheceram o Ensino Religioso como uma das cinco áreas de conhecimento do Ensino Fundamental de 09(nove) anos. Este componente curricular não é para catequizar os alunos e nem influenciar ninguém sobre religiões, trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na expectativa da interculturalidade, direitos humanos e cultura de paz.

A Secretaria Municipal de Educação – SEME , vem trabalhando por uma educação de qualidade e com equidade, disponibilizando as informações sobre esse novo componente curricular que vem agregar mais conhecimentos importantes para a vida de nossas crianças e jovens.